Helibras fecha contrato de modernização de 34 helicópteros do Exército

O maior contrato na área de serviços já assinado pela empresa prevê a instalação de novos motores, aviônicos de navegação e rádios nos modelos AS365K Pantera

A Helicópteros do Brasil S.A ? Helibras, assina nesta quinta-feira, dia 24, um contrato de modernização de 34 helicópteros AS365K Pantera da Aviação do Exército Brasileiro. Esse é o maior contrato da área de serviços conquistado pela empresa em mais de 30 anos de atuação no país.

O contrato prevê a instalação de novos motores com maior potência e novos aviônicos de navegação e de radiocomunicação. As aeronaves serão transformadas em helicópteros de última geração, com pelo menos mais 25 anos de vida útil. De acordo com a empresa, será um programa de longo prazo, em que serão modernizadas quatro aeronaves por ano. A primeira entrega está prevista para 2011 e a última, para 2021.

A frota que será modernizada pela Helibras foi adquirida em 1988, quando foi implantada a Aviação do Exército Brasileiro e criado o 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx), instalado fisicamente em Taubaté (SP).

O Brasil está seguindo uma tendência mundial de atualização de aeronaves, em que o operador opta pela modernização ao invés da substituição por helicópteros novos, o que representa uma importante economia de recursos e, consequentemente, leva à otimização de seu orçamento.

 

Esse serviço será mais uma atividade desenvolvida pelo Centro de Engenharia da Helibras que está sendo implementado para atender ao Projeto EC725, que prevê a produção local de 50 helicópteros desse modelo para as Forças Armadas brasileiras.

Para o projeto de modernização dos helicópteros AS365K Pantera está prevista a participação de engenheiros do Exército Brasileiro, visando oferecer ao cliente novos conhecimentos sobre todas as fases do programa. Na fase de execução dos serviços, mecânicos e gerentes logísticos da Aviação do Exército também participarão do projeto, realizando ?on the job training?, para transferência de conhecimento nessa área.

Sobre a Helibras

A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros. A empresa é associada ao Grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor, controlado pela EADS – European Aeronautic Defence and Space Company. Com participação superior a 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras está em atividade no Brasil desde 1979 e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 300 profissionais e tem capacidade de produção de 30 aeronaves por ano, está localizada na cidade de Itajubá (MG), onde são produzidos diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Desde sua fundação, a Helibras já entregou cerca de 500 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo. Em 2008, seu faturamento foi de US$ 112,1 milhões, 22% maior em relação ao exercício anterior. Mais informações: www.helibras.com.br

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter