Comitiva da Marinha vista as instalações da HELIBRAS

No dia 29 de agosto, uma comitiva composta por integrantes da Diretoria de Aeronáutica da Marinha e da Força Aeronaval visitou a fábrica da HELIBRAS, em Itajubá (MG).

A HELIBRAS é a única fabricante brasileira de helicópteros, associada ao Grupo Eurocopter.  A empresa produz, por ano, cerca de 30 aeronaves de diversos modelos que atendem aos segmentos militar e civil.

Desde sua fundação, a HELIBRAS já produziu e comercializou no Brasil mais de 500 helicópteros, sendo 70% do modelo “Esquilo”, cuja denominação na Marinha do Brasil é UH-12/UH-13.

Na ocasião, foram realizadas apresentações sobre as atividades da fábrica e os planos da empresa, destacando-se a palestra proferida pelo Presidente da HELIBRAS, Sr. Eduardo Marson.

Em seguida, a comitiva conheceu as instalações da empresa, a linha de produção e a linha de montagem das aeronaves EC-725 UH-15/UH-15A “Super Cougar”, que fazem parte do Projeto H-XBR. O projeto compreende no fornecimento de 50 aeronaves para as Forças Armadas, sendo 16 para a Marinha.

Dentre as diversas atividades realizadas, o Diretor de Aeronáutica da Marinha, Contra-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo, reuniu-se com o Reitor da Universidade Federal de Itajubá, Sr. Dagoberto Alves de Almeida, e com o Coordenador do Centro de Tecnologias de Helicópteros – Programa CTH, Professor Ariosto Bretanha Jorge, iniciando as primeiras reuniões para ser firmado um convênio entre a citada Instituição de Ensino e a Marinha. O futuro convênio tem o propósito de desenvolver um programa de formação de Engenheiros Aeronáuticos com ênfase em aeronaves de asa rotativa.

Ao final da visita, ficou evidenciado o estreito relacionamento da HELIBRAS com a Marinha, o que contribui para o aperfeiçoamento das importantes atividades da indústria aeronáutica nacional voltada para a aviação naval.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter