Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica realiza ações contra Covid-19 no Programa Nuclear da Marinha

O Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (BtlDefNBQR) do Centro Experimental de Aramar (CEA) atuou, no dia 27 de março, em ações preventivas ao Covid-19, somando esforços no combate à pandemia do novo coronavírus.

Na ocasião, foram realizadas a triagem da força de trabalho e a desinfecção e descontaminação de ambientes e viaturas, visando a preservar as pessoas e manter a capacidade operacional no âmbito do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo e do Programa Nuclear da Marinha (PNM).

O BtlDefNBQR tem atuado com duas equipes de especialistas na atividade, a fim de conscientizar não apenas servidores civis e militares sobre a importância das medidas de prevenção, mas também a extensão de tais medidas em prol da Família Naval.

A organização militar está enquadrada no 4° nível do Sistema de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR). Em virtude da relevância do PNM para a Marinha do Brasil e para o País, o Batalhão encontra-se em regime de prontidão desde 13 de março, empregado nas atividades de reconhecimento, isolamento e descontaminação de pessoas e locais estratégicos.

Estágio básico de defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica é realizado em Salvador-BA

O Estágio Básico de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), conduzido pelo Comando do 2ºDistrito Naval, por meio do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, foi finalizado no dia 31 de março.

Com duração de quatro dias úteis, o estágio contou com a participação de 30 alunos, sendo 15 da Marinha do Brasil, 6 do Exército Brasileiro, 5 da Força Aérea Brasileira, 1 Policial Militar, 2 Bombeiros Militares e 1 agente da Defesa Civil do Estado da Bahia. Ameaças biológicas, primeiros socorros, uso de equipamentos de proteção individual, descontaminação de pessoal, material e áreas comunitárias e isolamento de áreas contaminadas foram alguns dos assuntos abordados.

Para marcar o início das atividades curriculares, a aula inaugural foi ministrada pelo infectologista Doutor Roberto José da Silva Badaró, com o intuito de aprofundar os conhecimentos acerca dos métodos de prevenção e combate à transmissão do Covid-19.

A capacitação possibilita aos alunos executarem ações de Defesa NBQR, que poderão ser utilizadas em apoio aos órgãos de Saúde e Segurança Pública, a fim de contribuir para a mitigação dos impactos à população baiana, causados pelo Covid-19.

Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília realiza qualificação em defesa NBQR para combater o Covid-19

Entre os dias 23 e 27 de março, o Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB) realizou a Semana de Adestramento Básico de Qualificação em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), com ênfase no emprego da máxima capacidade operativa para apoiar o combate ao Covid-19.

Devido à complexidade das ações de Defesa NBQR para conter a disseminação do coronavírus, o evento foi organizado de maneira rápida e eficaz, em contribuição à Operação “Grande Muralha”, gerenciada pela Marinha do Brasil para a proteção do seu público interno.

O adestramento também visou capacitar militares de outras Forças Singulares no contexto da Operação “Covid-19”, criada pelo Ministério da Defesa.

O treinamento contou com a participação de militares do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília e do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, ambos do Exército Brasileiro; do Comando do 7º Distrito Naval, do Hospital Naval de Brasília, do Centro de Instrução e Adestramento de Brasília, da Capitania Fluvial de Brasília, da Estação Rádio da Marinha em Brasília e do GptFNB.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter