Curso capacita militares no apoio a vítimas de acidente ou ataque químico, biológico, radiológico e nuclear

No dia 5 de abril de 2019, a Escola de Instrução Especializada (EsIE), Centro de Instrução Especializada e principal capacitadora sul-americana de recursos humanos na área Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN), recebeu os alunos do Curso de Saúde Operacional do Exército (CSOp), para capacitá-los a prestar o apoio de saúde a militares e civis vítimas acidentes ou ataques químicos, biológicos, radiológicos e nucleares.

A Seção DQBRN ministrou as seguintes instruções: Introdução à DQBRN, Sistema DQBRN do Exército (SisDQBRNEx), Equipamento de Proteção Individual (EPI), Primeiros-Socorros em ambientes contaminados, Triagem e Evacuação de Vítima e Descontaminação. Sobre o SisDQBRNEx, os alunos receberam instruções de princípios básicos de DQBRN, os principais agentes QBRN causadores de baixa, suas classificações e os efeitos dos agentes, e como o Exército pesquisa, capacita e executa a DQBRN.

No que diz respeito aos equipamentos de proteção individual, os instruendos conheceram os componentes de um EPI: máscara contra gases, luvas, botas, sobrebotas e as roupas protetoras. Referente aos primeiros-socorros, os alunos puderam compreenderam as técnicas de em ambiente com a presença do perigo QBRN, os antídotos e soros aplicados às vítimas de incidentes e as técnicas para socorrer sem se contaminar.

Em "Descontaminação", os instruendos conheceram seus processos, os escalões de descontaminação, as substâncias e produtos utilizados como descontaminantes e os equipamentos necessários para executar uma descontaminação, seja ela individual, técnica ou de material.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter