Protocolos contra ameaças química, biológica, radiológica e nuclear são colocados em prática em Exercício

O desenvolvimento da indústria química, nuclear e radiológica, ao longo do século XX, trouxe diversos avanços para o cotidiano do ser humano em diversos setores, desde a produção de alimentos, até o tratamento de doenças. Ao mesmo tempo, as ameaças advindas de tais atividades alteraram os cenários de conflito, exigindo das Forças Armadas atualizações, treinamentos e meios, para que se obtenha pessoal especializado para esses riscos.

Nesse contexto, a presença do 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Exército Brasileiro na Manobra Escolar 2018 reveste-se de vital importância. Militares de diversas armas, além dos profissionais de saúde, tiveram a oportunidade de deparar-se com situações simuladas de diferentes formas de contaminação e puderam praticar os procedimentos iniciais de descontaminação e atendimento a vítimas desse tipo de ameaça.

Foram realizados exercícios de descontaminação de pessoal e viaturas e a simulação de um ataque a uma estação de tratamento de água. Após serem atestados os graus de contaminação, foram realizados os procedimentos para depuração, que vão desde a limpeza da área contagiada, até o isolamento dos indivíduos para evitar a proliferação dos agentes contaminantes. O atendimento às vítimas recebeu especial atenção, a fim de minimizar o grau de letalidade deste tipo de ação.

Fonte: Sd Braga Duque AMAN

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter