Futuros profissionais de saúde têm instrução contra agentes químicos, Biológicos, Radiológicos e Nucleares

No dia 12 de julho de 2018, a Escola de Instrução Especializada (EsIE), Berço da Especialização no Exército, recebeu 94 alunos da Escola de Saúde do Exército, em atendimento ao Pedido de Cooperação de Instrução executado pela Divisão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) da EsIE.

Durante a atividade, os especialistas instruíram os docentes acerca da importância dos equipamentos de proteção, com ênfase na máscara de proteção contra agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares (QBRN). Na sequência, houve a prática dos procedimentos de emprego do material, tais como vedação e eliminação de contaminação.

Encerrando a jornada, foi realizado um exercício controlado na instalação de treinamento DQBRN, durante o qual os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver o atributo da coragem, bem como a confiança no equipamento de proteção respiratória e testar a eficácia das técnicas utilizadas pelos especialistas.

Desse modo, esse Pedido de Cooperação de Instrução possibilitou a capacitar em defesa individual, mediante um ataque QBRN, de forma a habilitar a tropa orgânica nas atividades operativas de DQBRN vinculados ao Sistema dessa atividade em questão, do Exército Brasileiro, colimado com a modernização das técnicas, táticas e procedimentos ministrados, sendo coroado de êxito.

 

Área de saúde do Exército Brasileiro abre mais de 120 vagas para médicos, dentistas e farmacêuticos

Já estão abertas 122 vagas para a área de saúde do Exército Brasileiro: médicos, dentistas e farmacêuticos interessados em se tornar militares de carreira da Força podem fazer a inscrição até o dia 13 de agosto. As informações sobre o concurso estão no site da Escola de Saúde do Exército Brasileiro (EsSEx).

As vagas são para dentistas, especialistas em dentística restauradora, endodontia, imaginologia dento-maxilo-facial e prótese dentária; para farmacêuticos; além de médicos, sendo que há vagas para 28 especialidades diferentes e para profissionais sem especialidade (confira na tabela abaixo).

A prova será aplicada no dia 23 de setembro nas seguintes cidades: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Juiz de Fora, Manaus, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santa Maria e São Paulo. Os aprovados em todas as etapas realizarão o período de formação no Rio de Janeiro, na EsSEx.

O concurso é composto pelas seguintes fases: exame intelectual, inspeção de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica, revisão médica e comprovação dos requisitos para matrícula. O curso de formação dos aprovados em todas as etapas terá início em março de 2019.

Após o processo seletivo, os aprovados iniciam o curso de formação como primeiro-tenente-aluno. São 37 semanas de formação dividas em duas etapas: a formação básica, com o desenvolvimento de competências militares; e, após esse período inicial de quatro meses, inicia-se a segunda etapa específica do Serviço de Saúde, habilitando o profissional a exercer todas as atividades no escopo do Serviço de Saúde do Exército.

Segundo o comandante da EsSEx, Coronel Médico Rodrigo Brum Toledo, “recebemos o profissional qualificado em sua área de formação e trabalhamos competências, as virtudes militares e o sentimento de pertencimento ao Exército. Essa é a nossa grande missão: formar os militares do Serviço de Saúde do Exército”.

Confira o quadro de vagas

 

Acesse aqui [Link] o site da Escola de Saúde do Exército Brasileiro e saiba mais.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter