Estágio de DQBRN para profissionais de saúde de organizações militares do CML

Nos períodos de 6 a 17 de março, no contexto da preparação de recursos humanos para resposta a acidentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares (QBRN), foi realizado, nas instalações do 1° Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN), o Estágio de Capacitação em Defesa QBRN para Fisioterapeutas e Fonoaudiólogos Intensivistas e Emergencistas das organizações militares de saúde do Comando Militar do Leste (CML).

O Estágio envolveu aspectos como identificação de agentes QBRN e seus efeitos, descontaminação, equipamentos de proteção individual, aplicação de antídotos, exercício de simulação de trato a vítima contaminada em UTI e visita à enfermaria QBRN do Hospital da Força Aérea do Galeão, legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

A atividade, que teve 19 estagiários, ocorreu em dois turnos, sendo que, no primeiro, 11 militares do segmento feminino foram capacitadas, visando dar destaque ao Dia Internacional da Mulher, transcorrido em 8 de março.

Dentre os palestrantes do evento, encontravam-se o Dr Nelson Valverde, referência internacional em radiopatologia e principal responsável pelo atendimento médico às vítimas do acidente com o Césio 137, em Goiânia, ocorrido em 1987; e o Sr Carlos Alberto, do Instituto de Radioproteção e Dosimetria. Os palestrantes abordaram, respectivamente, sobre “O atendimento médico realizado às vítimas do acidente radiológico de Goiânia, em 1987” e “Emergências radiológicas sob a perspectiva da saúde”.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter