COBERTURA ESPECIAL - DQBRN - Naval

10 de Dezembro, 2014 - 10:25 ( Brasília )

MB - Batalhão de Engenharia realiza exercício conjunto de defesa nuclear, biológica, química e radiológica


Durante duas semanas, o Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais (BtlEngFuzNav) realizou um exercício conjunto de adestramento com o Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de Aramar (BtlDefNBQR-ARAMAR).

Mantendo em sua estrutura orgânica um Pelotão de Defesa NBQR, o BtlEngFuzNav enviou militares para a cidade de Iperó (SP), onde permaneceram entre os dias 24 e 28 de novembro, conhecendo as atividades do BtlDefNBQR-ARAMAR.

Na semana seguinte, entre 01 e 04 de dezembro, foi a vez dos Engenheiros de Combate recepcionarem a comitiva paulista em sua unidade, localizada em Duque de Caxias (RJ).   

Compartilhando as experiências colhidas durante sua participação em grandes eventos no país, como a Copa do Mundo FIFA 2014, os militares do BtlEngFuzNav ressaltaram as ações que estão sendo empreendidas para a reorganização das instalações do Pelotão de Defesa, o aperfeiçoamento da sua doutrina de emprego e a intensificação do seu adestramento.

Foi a partir dos diversos exercícios operativos realizados ao longo do ano, em conjunto com o Laboratório Móvel Químico e Biológico, que o pelotão desenvolveu novas possibilidades de configurações para o material NBQR, adequando-o à flexibilidade e capacidade expedicionária inerentes ao Corpo de Fuzileiros Navais. Ao final do intercâmbio, foi demonstrada a utilização de um Posto de Descontaminação Leve, adaptado especificamente ao uso militar. 

Para o Batalhão de Engenharia, este intercâmbio configurou como um coroamento do ano operativo de 2014, que marcou o início do processo de transformação do seu Pelotão em Companhia, com maior estrutura e pessoal empregado.

Isso permitirá, juntamente com o BtlDefNBQR-ARAMAR e o futuro Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de Itaguaí (BtlDefNBQR-ITAGUAÍ), a consolidação do Sistema de Defesa NBQR planejado pela Marinha do Brasil, visando apoiar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016.