Mais de mil cadetes disputam 15 modalidades esportivas na AMAN

No dia 6 de março, no Estádio General Mark Clark, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), foi realizada a cerimônia de abertura da 69ª edição da Olimpíada Acadêmica. O evento é disputado anualmente no âmbito do Corpo de Cadetes e tem como principais objetivos fortalecer o espírito de corpo, proporcionar o congraçamento militar através do esporte e selecionar atletas para integrar as equipes desportivas da AMAN que irão competir com a Escola Naval e a Academia da Força Aérea.

Mais de 1.000 cadetes participam de 15 modalidades esportivas: atletismo, basquetebol, biatlo (tiro e corrida), esgrima, futebol, hipismo, judô, natação, orientação, pentatlo militar, triatlo militar, pentatlo moderno, pólo aquático, tiro e vôlei.

As competições esportivas ocorrerão até o dia 13 de março, quando serão disputados o Troféu Duque de Caxias, entre os Cursos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Intendência, Comunicações e Material Bélico; o Troféu Agulhas Negras, disputado entre as quatro Companhias do Curso Básico; e o Troféu Maria Quitéria, entre as cadetes do Curso Básico e dos Cursos de Intendência e Material Bélico.

Neste ano, o Brasil celebra o centenário de sua primeira participação olímpica, realizada em 1920, em Antuérpia, na Bélgica. Nessa oportunidade, o então Tenente Guilherme Paraense ganhou a 1ª medalha de ouro do Brasil em Olimpíadas, na modalidade tiro esportivo.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter