Oficiais-alunos das escolas de Altos Estudos Militares das Forças Armadas participam de exercício simulado

Oficiais-alunos das três escolas de Altos Estudos Militares das Forças Armadas participarão, entre 23 de outubro e 6 de novembro, do exercício de guerra simulada AZUVER, no Rio de Janeiro (RJ).

O treinamento tem o grande objetivo de fazer com que os oficiais-alunos da Escola de Guerra Naval (EGN), da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) planejem e empreguem a expressão militar do poder nacional de forma conjunta e integrada, em um cenário fictício.

O Exercício retrata a disputa entre dois países, Azul e Vermelho, que lutam por uma determinada região. Os oficiais-alunos colocarão em prática os ensinamentos adquiridos durante os respectivos cursos, exercendo todas as funções e tarefas, tanto aquelas de um Estado-Maior Conjunto, quanto as de uma Força Componente, seja Naval, Terrestre ou Aérea. O AZUVER é divido em três etapas.

Na primeira delas, de forma conjunta, os alunos das três escolas realizam o exame de situação, no qual são propostas as linhas de ação para o cumprimento da missão. Na segunda etapa, denominada "Planos e Ordens", é elaborado o plano operacional, também conhecido como “plano de campanha”, que detalha e regula as operações militares no âmbito do teatro de operações.

Finalmente, no âmbito de cada Força Componente, desencadeia-se o planejamento tático e, em seguida, a última etapa do AZUVER, chamada de "Controle da Operação Planejada". Nessa fase, em cada escola ocorre a simulação dos engajamentos propriamente ditos, por meio de Sistemas de Simulação de Guerra.

O AZUVER 2019 traz algumas novidades. Pela primeira vez, o Curso Avançado de Operações Psicológicas participará, integrando as células de Operações de Informação dos estados-maiores compostos para o exercício, o que enfatiza, ainda mais, a importância do “terreno humano” e da dimensão informacional.

O exercício conta com um site simulado de notícias, coordenado pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CCOMSAER), criando condições para que os comandos conjuntos possam se preparar para o combate moderno.

Em sua 29ª edição, o AZUVER deste ano consolida, ainda, o trabalho de revisão do Manual Doutrina de Operações Conjuntas (MD30-M-01), conduzido pela Comissão Interescolar de Doutrina de Operações Conjuntas, órgão da Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro.

Fonte: ECEME

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter