FAB realiza simpósio sobre gestão do Ensino

Tenente Emília Maria E Major Monteiro

II Simpósio Pedagógico da Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS) teve início nesta segunda-feira (30/09), no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa (MG).

Até a próxima quinta (03/10), os mais de 170 participantes conhecerão as ações e metas para ampliação da qualidade na gestão educacional. O Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita, deu as boas-vindas aos participantes na abertura do evento.

"Este é o principal evento voltado ao ensino da FAB, onde geramos conceitos, conhecimentos e integração. A participação de todos é muito importante para compreender e aplicar o novo modelo de gestão de ensino. Todas as nossas ações são em prol da melhoria do ensino da Aeronáutica", disse o Oficial-General.

A primeira palestra foi realizada pelo Subdiretor Técnico da DIRENS, Coronel Aviador José de Mattos Nunes, que falou sobre o Plano de Desenvolvimento Estratégico para o Ensino (PDEE) e perspectivas de gestão para a qualidade do ensino.

"Nós, militares, devemos atender às expectativas da sociedade, que está em constante evolução. Por isso, também precisamos evoluir e nos adaptar e, assim, nos dedicamos à produção do PDEE", explicou. A apresentação sobre Metas Pedagógicas para o período de 2020 a 2023 foi realizada pela Tenente Pedagoga Lizziane Martins Lima.

"Ao desenvolvermos o PDEE, pensamos nas características inerentes a cada Organização de Ensino, sua história, sua cultura, suas finalidades e as especificidades dos alunos que estão em formação", ressaltou a oficial.

Nesta terça-feira (01/10), a Tenente Pedagoga Ana Maria Garcia Moura falou sobre os estímulos a que um indivíduo em formação está exposto, como família, amigos, mídia, além da própria instituição de ensino.

Na palestra sobre Concepção do Ensino Militar no Sistema de Ensino da Aeronáutica, a pedagoga ressaltou a importância dos valores na formação militar, que possui características bastante particulares, como o compromisso de arriscar a própria vida pela Pátria.

"O diferencial das escolas de ensino militar é a busca por socializar princípios, internalizar valores e formas de conduta", especificou. Ainda pela manhã, foi realizada uma Roda de Conversa sobre Ensino a Distância e Pesquisa em Ensino com especialistas da Universidade da Força Aérea (UNIFA), Centro Universitário e Faculdade Projeção (UniPROJEÇÃO), Instituto de Ensino Superior de Brasília e Universidade Católica de Brasília (UCB).

À tarde, o General de Divisão do Exército Brasileiro João Batista Bezerra Leonel explanou sobre Implantação do Currículo por Competências no Exército e a Professora Gizella Menezes Rodrigues, da Marinha do Brasil, falou sobre Avaliação no Ensino por Competências.

Além disso, representantes da DIRENS e do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) falaram a respeito da Concepção de Currículo no Sistema de Ensino da Aeronáutica (SISTENS), bem como do Novo Modelo de Atuação Pedagógica no SISTENS.

  Fotos: Soldado Thallys Amorim / CECOMSAER

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter