Gen Div Richard Nunes: Apresentação do Livro “Nação e Exército”

Exército Brasileiro realiza lançamento da segunda edição da obra “Nação e Exército” de Gilberto Freyre

 

Nação e Exército

Apresentação

Há setenta anos, Gilberto Freyre publicava uma obra que, a despeito do volume reduzido, trata as relações civis-militares no Brasil com sua peculiar consistência intelectual: Nação e Exército. Transcrevia, com pequenos acréscimos, conferência proferida na Escola de Estado-Maior do Exército em 1948, hoje Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).

O convite do general Tristão de Alencar Araripe, então comandante do estabelecimento de ensino de mais alto nível do Exército – a Escola do Método –, a um dos maiores pensadores brasileiros de todos os tempos, já denotava uma das marcas da ECEME: a escola que pensa o Exército precisa aprimorar constantemente a maneira de pensar o Brasil.

A originalidade da abordagem, com provocações nada politicamente corretas ao pensamento crítico da assistência, traço característico da genialidade do autor, não poderia ficar restrita àquela plateia militar. Publicar a obra, em 1949, ampliou a contribuição do Mestre de Apipucos para todos os que, civis ou militares, não importa a época, tenham interesse por compreender o papel do Exército na evolução da nossa nacionalidade.

É de se destacar o simbolismo da “pernambucanidade” do autor. Afinal, foi em Guararapes que se plasmou a gênese do Exército Brasileiro e da própria ideia de Pátria, da terra brasílica. Nação e Exército, inseparáveis, têm, desde então, construído suas trajetórias em uma epopeia digna do que o autor de Casa Grande & Senzala cunhou como “a única civilização dos trópicos”.

Quando assumi o comando da ECEME, em 2016, atentei para o fato de não ter havido ainda reedição alguma da obra, apesar de seu tema e de a forma como foi tratado pelo autor conservarem notável atualidade. O Exército continua sendo ator de primeira grandeza na vida nacional, desfrutando, com a Marinha e a Aeronáutica, dos maiores indices de credibilidade junto à nação brasileira.

A aproximação do aniversário de setenta anos da primeira edição motivou a procura do Conselho Editorial da BIBLIEx para a proposta de uma nova e comemorativa edição. A ideia foi recebida com entusiasmo e o projeto seguiu adiante, superando diversos óbices, inclusive o da atualização ortográfica. Convocado a cooperar, o Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) respondeu com sugestões sobre a arte da capa e sobre o planejamento do lançamento da obra, a fim de obter repercussão à altura de sua relevância para a Instituição e para o País.

A expectativa com esta segunda edição de Nação e Exército é ambiciosa e abrangente. A um só tempo, destaca-se o papel da ECEME como polo difusor de conhecimento, homenageia-se um dos mais brilhantes intelectuais nascidos em nossa terra, resgata-se uma obra indispensável ao estudo das relações civis-militares no Brasil e brinda-se os leitores da BIBLIEx com um texto formidável.

Como nos ensina o Mestre Gilberto Freyre, em um país de formação tão diversa quanto o Brasil, civis e militares dispostos ao diálogo e ao entendimento são a maior garantia de que enfrentaremos os desafios do futuro como nação livre e democrática.

Boa leitura!

 

General de Divisão Richard Fernandez Nunes

Chefe do CCOMSEx

 

Matéria Relacionada

Exército Brasileiro realiza lançamento da segunda edição da obra “Nação e Exército” de Gilberto Freyre Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter