Tropa de Cavalaria se adestra em operações de GLO em usina hidrelétrica

No período de 14 a 16 de maio de 2019, o 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, Sentinela da Boca do Monte, desencadeou a Operação Jacuí II, adestramento em operações de garantia da lei e da ordem (GLO) na Usina Hidrelétrica Passo Real, localizada na cidade de Salto do Jacuí, Rio Grande do Sul, a 180 km de sua sede, empregando dois Pelotões de Cavalaria Mecanizados.

A Usina Passo Real faz parte do Complexo Hidrelétrico de Salto do Jacuí, responsável por 65% da energia gerada pela Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) e aproximadamente 27% da energia consumida no Estado. A Barragem de Passo Real forma o maior reservatório de água do Rio Grande do Sul, com 610 km de orla, o qual abastece todo o Complexo Hidrelétrico de Salto do Jacuí.

Durante o exercício, foram realizadas operações de posto de segurança estático, posto de bloqueio e controle de estradas e patrulhamento ostensivo nas áreas adjacentes da usina e nos locais de acesso à barragem. O exercício ainda contou com o apoio do 4º Batalhão Logístico no transporte de uma Viatura Blindada de Transporte de Pessoal EE-11 Urutu. A ação de choque proporcionada pela viatura blindada contribuiu para o aumento do poder de dissuasão da tropa neste tipo de operação.

A Operação Jacuí II proporcionou não apenas o adestramento da tropa em GLO, mas também contribuiu para o estreitamento dos laços de confiança e amizade com os funcionários da CEEE-GT e a população de Salto do Jacuí.

Fotos: Sgt Ramieri/6º Esqd C Mec

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter