Adestramento no CA Leste para o combate urbano e Operações de GLO

O 12º BIL (Mth) enviou para a Guarnição do Rio de Janeiro a 3ª Cia Fuz L Mth, acrescida de um Pelotão da 1ª Cia Fuz L Mth, a fim de participarem de um adestramento voltado para o combate urbano e Operações de Garantia da Lei e da Ordem (Op GLO).

O Centro de Adestramento Leste (CA Leste), em atenção ao nosso Pedido de Cooperação de Instrução (PCI), conduziu o adestramento, no período de 15 a 17 de abril de 2019.

Foram executadas atividades práticas aplicando técnicas e conceitos afetos à Simulação, especificamente a Simulação Viva e a Simulação Construtiva.

Os Comandantes de Fração nível Pelotão e Grupo de Combate puderam participar de uma "emissão de ordem" e acompanhar, por intermédio de uma simulação virtual, a execução da mesma em computadores, o que possibilitou observar como as decisões tomadas na fase de planejamento repercutem durante o cumprimento da missão.

Enquanto os Cmt Pel e GC desenvolviam essas atividades de simulação, os Cabos e Soldados praticavam em oficinas de atendimento pré-hospitalar (APH) em combate, progressão em ambiente urbano e tomada de posições.

Coroando os ensinamentos recebidos, os pelotões realizaram uma progressão na comunidade Tavares Bastos, ao sopé do quartel do BOPE-RJ, e uma progressão, utilizando meios mecanizados, no Morro do Capim.

Em todas as atividades realizadas, havia a presença uma Força Oponente (ForOp) simulada, defendendo a localidade, o que impôs dificuldades, próximas do real, aos nossos militares.

O preparo e profissionalismo da equipe de instrução e das equipes de apoios do CA-Leste proporcionaram, aos militares do 12 de Ouro, um alto grau de adestramento e o fortalecimento do espírito de guerreiro.

Montanha!

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter