Campus Brasília da Escola Superior de Guerra tem novo Comandante

Major Sylvia Martins

Em cerimônia na sede do Ministério da Defesa, na tarde desta sexta-feira (22), o General de Brigada Wilson Mendes Lauria passou o comando da Escola Superior de Guerra (ESG), Campus Brasília, ao General-de-Brigada José Ricardo Vendramin Nunes.

O Comandante da ESG, General de Exército Décio Luís Schons, presidiu o evento e destacou, em suas palavras iniciais, a presença do General de Exército Eduardo Villas Bôas, ex-comandante da Força Terrestre. “ A sua presença nesta solenidade nos dá a perspectiva de continuidade, pois o senhor, juntamente com os Comandantes da Marinha, da Força Aérea e dos sucessivos Ministros da Defesa, do Secretário-Geral do Ministério, foram grandes incentivadores da ESG, tanto no Rio de Janeiro como aqui em Brasília”, afirmou.

Em seu discurso, o General Schons reconheceu e agradeceu o êxito obtido na missão do General Lauria no comando da ESG Campus Brasília. “O General Lauria evidenciou em alto grau o atributo da liderança, ao aglutinar esforços para executar com objetividade e eficiência as diversas missões que lhe foram confiadas no decorrer de sua jornada”, destacou.

“Hoje, graças em grande em parte ao seu empenho, a ESG dispõe de uma posição consolidada na Capital Federal, com diversos cursos e atividades em andamento. De forma particular, saliento a realização do Curso de Altos Estudos de Defesa, já em sua segunda edição, assinalando em Brasília, a presença da Escola Superior de Guerra como Escola do Estado Brasileiro, além de ser a Escola do Ministério da Defesa”, completou.

Despedida do Serviço Ativo

Em seguida da cerimônia de passagem da Comando da ESG, ocorreu a despedida do General Lauria do Serviço Ativo, após mais de 37 anos de dedicação ao Exército Brasileiro. Na referência elogiosa ao oficial, lida pelo General Schons, a sua grande trajetória profissional foi lembrada, que culminou em 2015, no coroamento singular da carreira militar, a promoção ao posto de General de Brigada.

“Uma etapa de sua vida hoje se encerra, e encerra-se de forma vitoriosa”, disse o General Schons ao despedir-se do General Lauria.

Novo Comandante do Campus Brasília

Antes de assumir o comando da ESG Campus Brasília, o general Vendramin estava na função de Assistente Militar do Exército na Escola Superior de Guerra, Rio de Janeiro. Anteriormente, também foi Comandante do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasile e Comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva.

Entre os cursos que possui, destacam-se: Curso Avançado de Cavalaria nos Estados Unidos; Curso de Instrutor de Direitos Humanos, Comitê Internacional da Cruz Vermelha; Curso de Direito Internacional Humanitário, na Argentina; Curso de Pós-Graduação em Relações Internacionais, em Nova York; MBA em Gestão da Comunicação nas Organizações na Universidade Católica de Brasília; Curso Internacional de Estudos Estratégicos – Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; MBA Executivo em Política e Estratégia, pela Fundação Getúlio Vargas.

O General Lauria despediu-se do Serviço Ativo após 37 anos de serviços

Fotos: Alexandre Manfrim

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter