Prontos para cumprir qualquer missão!

Mais de 1,2 mil militares participaram do Apronto Operacional do Exercício Agulhas Negras 2018 – Operação Tietê. As tropas demonstraram profissionalismo e organização durante a atividade. Ao fundo do pátio de formatura, estavam expostos materiais, viaturas e aeronaves que serão empregados na Operação.

Estiveram presentes no evento o Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira; o Comandante da 2ª Divisão de Exército (2ª DE), General de Divisão André Luis Novaes Miranda; o Comandante da Academia da Força Aérea, Brigadeiro do Ar Mário Augusto Baccarin; dentre outros oficiais-generais e autoridades civis da região.

Prontos para cumprir qualquer missão!

Ao início da formatura, o General Novaes destacou, em seu discurso, as operações em que os militares da 2ª DE estiveram envolvidos neste ano, como a Greve dos Caminhoneiros e as Operações de Garantia da Lei e da Ordem nna Intervenção Federal do Rio de Janeiro. “Teremos um ganho enorme em termos de experiência. Desses militares que estão em forma, praticamente todos eles já estiveram no Rio de Janeiro. Uma, duas ou até três vezes”, ressaltou o General, que explicou a necessidade da realização desse exercício. “Nossa Pátria precisa de soldados preparados para defendê-la. A 2ª DE e as tropas que integram o Comando Militar do Sudeste estão prontas para cumprir qualquer missão”.

Na sequência, o General Ramos destacou a importância do Exercício Agulhas Negras para que a tropa “não perca a embocadura do combate convencional”.

Após o discurso, os oficiais-generais e as autoridades civis visitaram a tropa no pátio, momento em que o Comandante Militar do Sudeste teve a oportunidade de conversar com os comandantes de Unidade e com os militares individualmente. Ao término da formatura, foi entoada a Canção do Exército.

Adestramento no amplo espectro: o maior de São Paulo

A 2ª Divisão de Exército realiza, até o dia 29 de novembro, na região de Pirassununga (SP), o Exercício Agulhas Negras, maior adestramento militar do Estado de São Paulo.

O objetivo do treinamento é manter o estado de prontidão das tropas da Divisão Presidente Costa e Silva e Unidades integrantes do Comando Militar do Sudeste em operações ofensivas, defensivas e de cooperação e coordenação com agências, além de exercitar a ação de comando e a capacidade de liderança em todos os níveis.

Fotos: Sd De Lima / EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter