A Escola de Saúde do Exército (EsSEx) iniciou sua participação na Manobra Escolar 2018 com o Apronto Operacional de Saúde, a fim de verificar a ordem e o preparo dos materiais, equipamentos, viaturas e suprimentos de saúde necessários ao pronto emprego durante a Manobra.

Na sequência, os alunos receberam instrução sobre a evacuação de feridos com emprego de aeronaves para locais onde possam receber assistência adequada. Na fase seguinte da Manobra, os alunos serão divididos em diversas frações para atividade em que receberão instruções específicas, além de mobiliarem o Posto de Atendimento Avançado e o Hospital de Campanha.

A EsSEx estará, ainda, diretamente envolvida nas ações cívico-sociais (ACISO), nas quais o Exército prestará diversos serviços à população, como atendimento médico-odontológico e ambulatorial, reforçando a integração da Força Terrestre com as comunidades.

Dentre os objetivos da participação da EsSEx estão garantir o atendimento em casos reais e simulados, minimizando as baixas em operações ou relacionadas à fadiga e provendo o tratamento de saúde essencial; além de um reforço na assistência durante as evacuações médicas a partir de informações de saúde em tempo real sobre a situação de doentes e feridos, número de leitos existentes e disponíveis, salas cirúrgicas e outros.

 
 

Fotos: Cb Willian da Silva Fernandes, Sd Wesley Nascimento e Cb Demétrio / EB