Obstáculos dos mais diversos tipos são transpostos por meio do trabalho dos militares de Engenharia

Garantir a mobilidade da tropa é umas missões essenciais da Engenharia de Combate. Obstáculos dos mais diversos tipos são transpostos por meio do trabalho dos militares de Engenharia.

Com sua grande rede fluvial, o Brasil é um dos países com maior número de rios do continente; portanto, obstáculos aquáticos são situações comuns para as tropas do Exército Brasileiro. Logo, um dos principais trabalhos da Engenharia é a transposição de cursos d’água.

Na Manobra Escolar, o Rio Paraíba do Sul é o cenário utilizado para esse treinamento. Na primeira fase da operação, foi realizada a transposição do 513º Batalhão de Infantaria Leve (513º BIL), em botes de assalto para garantir a segurança da segunda margem e permitir o avanço do restante da tropa.

 

Em seguida, foi lançada a Portada Modular Pesada Ribbon Bridge (Ponte Fita), com o objetivo de permitir o avanço dos meios logísticos do 513º BIL. A portada tem capacidade para suportar até 60 toneladas.

Durante esse exercício, houve a integração entre os cadetes do Curso de Engenharia da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), os alunos do Curso de Engenharia da Escola de Sargentos das Armas, da Escola de Sargentos de Logística e da Escola de Saúde do Exército.

 

Neste tipo de atividade foi possível para os futuros oficiais e praças exercitar diversos aspectos técnicos das operações de transposição de cursos d'água, aplicáveis tanto nas operações ofensivas quanto nas defensivas, nos diversos corpos de tropa que comporão em breve.

Fotos: Sd Bruno Rafael (ESA) / Maj Aécio (CEP/FDC) – AMAN

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter