Superação, garra e amor à profissão coroam o ano de instrução dos alunos da EsPCEx, durante adestramento

No período de 15 a 19 de outubro do corrente ano, os alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) participaram das Operações Cadete e General Zanin – 2º Exercício de Longa Duração (ELD), na área de instrução da Fazenda do Chapadão.

Durante as atividades da Operação Cadete, os alunos tiveram diversas instruções, tais como: orientação diurna e noturna, tiro, pista do esclarecedor, pista do vigia, progressão diurna e noturna, pista de cordas e rapel, sobrevivência, dentre outras.

A partir do dia 18 outubro, deu início a Operação General Zanin – Desafio Militar, com o objetivo de promover a interdisciplinaridade de conteúdos acadêmicos e conteúdos profissionais.

Os Alunos participaram das seguintes instruções: mergulho orientado com tarefas submersas; realização de contatos com informantes (área de inteligência); oficinas com abordagens práticas de química, física, cibernética e idiomas; transposição de curso d’água; ataque químico, biológico, radiológico e nuclear; realização de um deslocamento aeromóvel, dentre outras.

 

Superação e garra

Durante a jornada, saltou aos olhos dos instrutores e monitores a garra, a vibração e vontade de vencer, por parte dos Alunos, diante dos obstáculos impostos pelas instruções.

Durante o exercício, observou-se a convivência entre homens e mulheres num ambiente totalmente integrado e sinérgico de aprendizado, em que seus integrantes têm a perfeita compreensão dos desafios da árdua, mas gratificante, missão de formar os futuros Oficiais Combatentes do Exército Brasileiro para a Nação.

O Exercício teve por objetivo verificar o nível de aprendizado dos Alunos, proporcionando condições de visualizar a montagem de um exercício desta natureza e as boas práticas de segurança da instrução. Buscou-se também, motivá-los à carreira do oficial combatente e foram desenvolvidas competências atitudinais.

Ao retornarem à Escola, os Alunos prestaram a continência ao terreno e participaram de uma formatura de recepção. O Comandante da EsPCEx cumprimentou a todos, ressaltando a organização e a realização do exercício pelos integrantes do Corpo de Alunos da Escola.

 

Fotos: 1º Ten Bidinoto / EsPCEx – EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter