Primeira turma da AMAN com cadetes mulheres recebe o Espadim

Major Sylvia Martins


A manhã de sábado (18/agosto) imprimiu novo capítulo na história do Exército Brasileiro. A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), reconhecido estabelecimento de ensino militar em Resende (RJ), realizou a cerimônia de entrega de espadins a 418 cadetes do Curso Básico (primeiro ano). Entre eles, estavam 30 mulheres pioneiras na linha bélica da Força.

A cópia fiel reduzida da espada de campanha do Duque de Caxias, símbolo da honra militar, é entregue desde 1932 aos cadetes. Mas, a turma “Dona Rosa da Fonseca – Patrono da Família Militar” é a primeira da AMAN composta por homens e mulheres, e tem na lista dos dez primeiros colocados a presença de quatro delas.

O ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, destacou que as jovens refletem os avanços no terreno da promoção da igualdade de oportunidades dentro da carreira militar. Lembrou que, visando entregar ao Brasil, profissionais com sólida formação acadêmica, física e moral, a AMAN não poupa esforços para promover as condições e infraestrutura condizentes com esse desafio.

O primeiro colocado da turma, João Pedro Castro Brum Silva Gomes, recebeu das mãos do ministro Silva e Luna o seu espadim. O gesto marca o início de uma longa carreira para os novos cadetes, de diferentes regiões do país e também de nações amigas (Arábia Saudita, Senegal, Paraguai, Guiana Inglesa, Vietnã e Timor Leste).

Em seguida, representando as mulheres da turma Dona Rosa da Fonseca, a cadete Milena Canestraro, primeira colocada do segmento feminino, recebeu do comandante do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, o seu espadim.

Ao lado dos seus pais, emocionada, falou sobre sua origem e o orgulho por estar na cerimônia. “Embora eu seja filha de civis, eu vim do Colégio Militar, e quando eu era pequena não tinham vagas para as mulheres. Eu olhava a formatura e não imaginava estar aqui um dia. Consegui, graças a Deus, e tive a oportunidade de entrar”, contou.

O ministro da Defesa enfatizou que os jovens “resolveram assumir uma profissão que é um sacerdócio, que exigirá dedicação exclusiva e disponibilidade permanente, esforço superlativo, prontidão de anjo da guarda e preparo próprio durante toda a vida”. E completou: “optaram por renunciar a uma vida de maior conforto, para ingressar numa carreira desafiadora, fundada na hierarquia e disciplina, e na dedicação ao serviço da Pátria”.

O general Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, comandante da AMAN, lembrou que a cerimônia reforça o compromisso estampado a leste do pátio da Academia: “Cadetes, ides comandar! Aprendei a obedecer!”. Referencial, destacou, que inspira o futuro líder do Exército. Presentes à cerimônia do espadim também estavam o ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, Sérgio Etchegoyen; a advogada-geral da União, Grace Mendonça; a procuradora-geral da República, Raquel Dodge; o ex-comandante do Exército, general Enzo Martins Peri; o diretor de Ensino da Marinha (representando o comandante da Marinha), almirante Silva e Lima; o diretor de Ensino da Aeronáutica (representando o comandante da Aeronáutica), brigadeiro Mesquita; oficiais generais da ativa e da reserva, autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

Cadetes do primeiro ano da Academia Militar das Agulhas Negras recebem o Espadim em cerimônia inédita¹

Na manhã de 18 de agosto, 418 cadetes, homens e mulheres, da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) receberam o Espadim, uma pequena espada, réplica do sabre utilizado pelo Duque de Caxias. Pela primeira vez, a cerimônia contou com a participação de cadetes do sexo feminino, no total, são 30 pioneiras.

No Pátio de Formatura Tenente Moura, os militares do primeiro ano de formação receberam dos seus padrinhos o símbolo irá acompanhá-los até a formatura, em 2021.

A entrega do Espadim marca o segundo semestre do período básico da formação dos cadetes e, na oportunidade, o primeiro colocado, João Pedro Castro Brum Silva Gomes, recebeu o espadim das mãos da mais alta autoridade presente, o Ministro da Defesa, General de Exército Joaquim Silva e Luna; e o Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, realizou a entrega para a Cadete Milena Canestraro, segundo lugar-geral da turma. O evento também contou com a presença de autoridades do Poder Executivo e Judiciário, familiares e amigos dos cadetes.

“O espadim é a síntese e expressão mais sublime das virtudes militares”, afirmou o Comandante da AMAN, General de Divisão Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves. “Esta majestosa cerimônia reveste-se ainda de um caráter histórico, pois traz a marca do pioneirismo.

Pela primeira vez, 30 cadetes do sexo feminino recebem seus espadins neste pátio sagrado. A competência profissional, a meritocracia e a isonomia são as marcas deste pioneirismo”, completou o General Costa Neves.

“É com um misto de profunda emoção e muito orgulho que testemunhamos a cerimônia que marca o início e da longa e desafiadora jornada dos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras”, afirmou o Ministro da Defesa durante a solenidade.

Para a Cadete Milena Canestraro, o momento é de muita alegria: “é muito orgulho, é um sonho realizado. Não imaginava chegar onde estou hoje. Muita satisfação poder receber o Espadim aqui na Academia”. Para a mãe da cadete-destaque, a Senhora Lucilene Canestraro, o sucesso da filha não foi novidade: “estamos muito felizes, tínhamos certeza de que ela chegaria onde ela chegou”.

O evento acontece desde 1932, antes no antigo estabelecimento de ensino formador de oficiais combatentes da Força, na Escola Militar de Realengo, no Rio de Janeiro; e, a partir de 1944, passou a acontecer na AMAN. A turma, nomeada de Rosa da Fonseca, patrono da família militar, conta com dez militares estrangeiros de Nações Amigas: Arábia Saudita, Guiana Inglesa, Paraguai, Senegal, Timor Leste e Vietnã.

¹Por Agência Verde-Oliva CComSEx / EB – Fotos: Alexandre Manfrim/MD

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter