CA-Leste: simulação viva no adestramento de Operações de GLO

Nos dias 16 e 17 de julho do corrente ano, o Centro de Adestramento – Leste (CA – Leste) conduziu, na região do Campo de Instrução de Gericinó , as instruções às tropas do 12° Batalhão de Infantaria, representadas por 2 Companhias de Fuzileiros, a 3 Pelotões de Fuzileiros cada.

As atividades foram coordenadas pela 1a Divisão de Exército, como adestramento de Operações de GLO, previsto nos PP do Exército Brasileiro, enquadrando-se na Capacitação Técnica e Tática a do Efetivo Profissional (CTTEP) daquelas frações.

Neste contexto, a Força Treme-Terra participou de pistas de progressão em ambiente urbano, de técnicas de ação imediata com a guarnição embarcada e do Módulo de Adaptação ao Tiro de Combate (MATC).

 
 

Ao final dessas atividades, espera-se que os militares instruídos estejam mais aptos a realizar a sua autoproteção e as de suas equipes, mantendo a segurança sempre em todas as direções, e ocupar abrigos corretamente, identificando positivamente as ameaças em ambiente urbano e humanizado.

Espera-se ainda que as frações coordenem de maneira adequada a sua progressão e, acima de tudo, utilize seu armamento com eficácia nesse ambiente, evitando danos colaterais, além de desenvolver a ação de comando e a liderança dos comandantes de fração.

Para alcançar o objetivo proposto pelo Gabinete de Intervenção Federal, o Centro de Adestramento – Leste utilizou seu equipamento de simulação de combate, conhecido como Dispositivo de Simulação de Engajamento Tático (DSET).

Tal equipamento permite que o treinamento realizado alcance os níveis mais próximos do combate real, permitindo ainda a repetição das ações até que a excelência no adestramento seja alcançada.

 
 

Fotos: 12° Batalhão de Infantaria / EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter