Exercício avalia atributos da área afetiva inerentes à carreira militar em jovens oficiais e sargentos

Nos dias 18 e 19 de julho, o 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado (16º RC Mec), “Regimento Piragibe”, realizou o Exercício de Desenvolvimento da Liderança (EDL) para oficiais subalternos e terceiros sargentos.

Após a realização de uma marcha de 16 km, os participantes deram início às atividades, com a verificação do material individual e uma avaliação médica. Em seguida, já divididos em patrulhas, os militares começaram um rodízio de oficinas, nas quais puderam relembrar, de forma prática, conhecimentos quanto a orientação em campanha, transporte de feridos, transposição de obstáculos, emprego de explosivos, manutenção de viaturas e armamentos.

 
 

No decorrer da atividade, os jovens oficiais e sargentos foram avaliados em atributos da área afetiva inerentes à carreira militar, tais como autoconfiança, cooperação, criatividade, decisão, entusiasmo profissional, iniciativa, persistência e camaradagem.

A Patrulha "Charlie", composta pelos 3º Sgt Tomé, Cabral e Félix foi considerada destaque do EDL.

Ao término da jornada, os participantes do exercício realizaram uma pesquisa de opinião e um teste sociométrico.

O Exercício

De acordo com o Caderno de Instrução CI 20-10/3, o EDL é uma atividade concebida com a finalidade de possibilitar a observação e a avaliação do comportamento dos militares executantes, no tocante a objetivos ligados ao desenvolvimento de atributos da área afetiva, que impliquem reflexos marcantes do exercício da liderança. De modo subjacente, permite avaliar, também, o nível da capacitação técnica e tática do efetivo profissional.

 
 

Fotos: TC Celio Krawczyk / 6º RC Mec – EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter