Equipamentos de alta tecnologia são apresentados em Estágio no CI Bld

Kamila Ruas – UFSM


Durante o Estágio de Liderança de Pequenas Frações de Cavalaria Mecanizada no Centro de Instrução de Blindados – CI Bld, foram apresentados para os Comandantes de grupos de pelotões de cavalaria mecanizada dois equipamentos de alta tecnologia, o radar SENTIR-M20 e o binóculo Coral CR.

Esse materiais são utilizados atualmente no Projeto SISFRON (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras) e militares do 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado (17º RC Mec), sediado em Amambai-MS, foram os responsáveis por demonstrar o funcionamento das tecnologias.

O Estágio realizado no CI Bld tem o objetivo de preparar e manter os comandantes atualizados, além de, difundir as Táticas, Técnicas e Procedimentos (TTP) desta Tropa.

RADAR SENTIR-M20

O SENTIR-M20 é um radar de vigilância que possui alta tecnologia. Foi desenvolvido pela empresa brasileira SAVIS-BRADAR do Grupo Embraer e tem capacidade de realizar operações de vigilância, aquisição, localização, classificação e rastreamento.

Além disso, sua tecnologia permite exibir graficamente alvos como pessoas a pé, tropas, blindados, caminhões, embarcações e helicópteros, tanto em terra como na água e em qualquer condição climática. Os radares SENTIR-M20 possuem versões fixas, móveis e transportáveis, e permitem a integração de câmeras de longo alcance, ajudando, assim, no reconhecimento realizado a partir da velocidade e tamanho do alvo.

ALCANCE DA DETECÇÃO
Homem a pé: 4 km
Tropa: 10 km
Pessoas rastejando: 1km
Viatura Leve: 20 km
Viatura pesada e carro de combate: 34 km
Helicóptero a baixa altura: 20 km

O radar possui tecnologia SAR (Synthetic Aperture Radar), em português Radar de Abertura Sintética, que permite a criação de imagens de objetos e funciona através de ondas eletromagnéticas.

Ele mesmo gera e irradia energia para o ambiente externo quando capta uma parcela do que é retratado pelo alvo, sendo assim, classificado como um sensor ativo. Como dito antes, o radar atua em qualquer condição climática, pois, o comprimento da onda que gera é capaz de ultrapassar as nuvens, sendo assim, promissor em climas tropicais.

Essas características são importantes se comparadas aos outros métodos de sensoriamento. Além disso, o radar possui um sistema para Guerra Eletrônica (GE), onde consegue evitar ataques a sua programação. O operador 3º Sgt John Marcos Correia da Silva do 17ºRC Mec esteve presente durante o Estágio e apresentou o radar SENTIR-M20 para os oficiais e sargentos estagiários.

O Sgt ressalta a importância dessa tecnologia para o Exército Brasileiro e, principalmente, da necessidade de conhecimento por parte do operador que estará a frente do material para um melhor aproveitamento do sistema.

BINÓCULO CORAL – CR sistema de localização de imagem térmica

O Coral-CR é um avançado binóculo que possui um sistema de Visualização de Imagem Térmica (FLIR-Forward Looking Infra-Red) portátil desenvolvido pela empresa brasileira AEL Sistemas, de Porto Alegre-RS. O binóculo é destinado para as operações militares e pode ser empregado em missões de vigilância, reconhecimento e visualização de alvos em qualquer ambiente e condições climáticas.

Esses recursos são possíveis, pois, o sistema possui um telêmetro laser (ranger finder), uma bússola magnética digital e um GPS integrados ao FLIR. O funcionamento do binóculo é a partir de uma bateria recarregável, com duração de seis horas, ou de um adaptador de fonte de alimentação.

O CORAL-CR dispõe de modo diurno e noturno, esse último com zoom óptico contínuo, além de precisão de bússola e capacidade de capturar imagens. O Radar SENTIR-M20 e o binóculo CORAL-CR são muito utilizados no projeto SISFRON, um dos maiores programas de monitoramento de fronteiras que atualmente encontra-se em operação em áreas do Mato Grosso do Sul. O projeto tem previsão de atingir 27% do território nacional, sendo 2.553.000 km² de área total.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter