Operação conduzida em ambiente de amplo espectro adestra tropa para resguardar estruturas estratégicas

Como Força de Emprego Estratégico da Força Terrestre e Grande Unidade Operacional do Comando Militar do Norte (CMN), a 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl) executou a Operação Pedro Teixeira de 7 a 14 de junho de 2018, com todas as suas organizações militares diretamente subordinadas.

Cerca de 1.200 militares da 23ª Bda Inf Sl atuaram nos municípios de Altamira, Aveiro, Itaituba, Marabá, Porto de Moz e Santarém, no estado do Pará; e Açailândia, Estreito, Imperatriz, Porto Franco e São Pedro da Água Branca, no Maranhão. As ações se deram, em especial, na área das Estruturas Estratégicas das Usina Hidrelétrica de Belo Monte, Estreito e Porto de Moz, bem como ao longo de trechos da Ferrovia Carajás.

 
 

Nessa operação militar, as tropas da Brigada ocuparam toda a porção norte de sua Área de Proteção Integrada, além de parte do estado do Maranhão, utilizando suas organizações militares diretamente subordinadas com suas sedes nas cidades de: Marabá, Tucuruí, Itaituba, Altamira e Imperatriz (esta última no estado do Maranhão).

O exercício de adestramento em operações de garantia da lei e da ordem envolveu todas as organizações militares subordinadas à 23ª Bda Inf Sl, com objetivos voltados para a garantia da votação e apuração, visualizando provável e futuro emprego nas Eleições 2018.

Foram utilizados variados modais de transporte pelas tropas, que seguiram para os locais das operações realizando deslocamentos rodoviários, ferroviários, fluviais e aéreos.

A Operação Pedro Teixeira foi realizada num amplo espectro, permitindo várias possibilidades de preparo da tropa, buscando ampliar a capacidade de resguardar as estruturas estratégicas acima mencionadas, relevantes na área de responsabilidade da Brigada.  Esse tipo de operação visa, ainda, acompanhar a atual situação na área de proteção integrada dessa Grande Unidade, aumentando a dissuasão contra potenciais ameaças, demonstrando a capacidade de prontidão e coesão das tropas da 23ª Bda Inf Sl, focadas na defesa da Pátria e na proteção da Amazônia.

 
 

Ações para a comunidade

Durante o período de operação, foram realizadas ações cívico-sociais (ACISO) nas cidades de Porto Franco e Açailândia (no Maranhão), e em Porto de Moz e Santarém (no Pará). Integrantes da 23ª Bda Inf Sl levaram às comunidades atendimentos médico e odontológico, além de divulgação de atividades e concursos militares. Para as crianças foi oferecida recreação.

Realizou-se, ainda, ações de CIMIC (Cooperação Civil-Militar) em diversas das localidades, com a revitalização de espaços públicos previamente selecionados, dentro da vertente “Mão Amiga” do Exército Brasileiro.

Fotos: 23ª Bda Inf Sl / EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter