Bivaque de recrutas aplica técnicas de Fortificações de Campanha para a proteção da tropa contra o inimigo

Nos dias 28 e 29 de abril, os novos soldados do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (16º Esqd C Mec) participaram de um acampamento improvisado, conhecido como Bivaque, no Campo de Instrução Soldado Peluso.

Os soldados realizaram diversas atividades, dentre elas, a instrução de Fortificação de Campanha, Orientação Diurna e Noturna no Terreno com Bússola e Instrução de Camuflagem.

Fortificações de Campanha são os trabalhos realizados quando em contato com o inimigo, ou quando esse contato é iminente, para proteção da tropa. Geralmente, consistem da limpeza de campos de tiro; de escavações de espaldões para armas e de posições para o pessoal; do lançamento de campos de minas anticarro e antipessoal e de redes de arame farpado; de agravamento de obstáculo e na escolha de pontos de observação.

 

Bivaque é a técnica de acampamento temporário ao ar livre, na qual o militar procura o maior conforto possível e a máxima criatividade na sua elaboração, utilizando-se de elementos que compões a natureza para construir.   

Esse exercício tem por finalidade aprimorar o aprestamento operacional e manter a rigidez da tropa, as condições de combate após atividade de esforço moderado, bem como reforçar os atributos da área afetiva, como a liderança e espírito de corpo.

 

Fotos:16º Esqd C Mec / EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter