Responsabilidades do Adjunto de Comando para o Processo de Transformação do Exército

Na semana de 5 a 8 de fevereiro de 2018, o Adjunto de Comando do Exército (Adj Cmdo Ex), Subtenente Osmar Crivelatti, esteve nas Unidades orgânicas da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec), a fim de apresentar aos subtenentes e sargentos, a evolução do cargo que ora ocupa, bem como suas responsabilidades e desafios no Processo de Transformação do Exército.

Na oportunidade, também apresentou as transformações da carreira dos graduados e colheu as percepções e sugestões sobre diferentes assuntos para serem encaminhadas e analisadas pelos órgãos responsáveis da Força.

No primeiro dia, as atividades se desenvolveram no Forte Guaicurus, sede da Brigada em Dourados, onde o General de Brigada Lourenço Willian da Silva Ribeiro Pinho, Comandante da 4ª Bda C Mec, acompanhado do seu Adjunto de Comando (Adj Cmdo), Primeiro-Sargento Anderson Fetzer Rodrigues, recepcionou a comitiva, composta pelos Adj Cmdo Ex, pelo Subtenente Edi Carlos Bernardino, Adj Cmdo do Comando Militar do Oeste (CMO); e pelo Subtenente Júlio Gomes Monteiro, Adj Cmdo da 9ª Região Militar. O General Willian ressaltou a importância e a evolução do cargo e enfatizou que o trabalho dos Adj Cmdo já está incorporado na cultura do Comando da 4ª Bda C Mec e em suas unidades.

Em Nioaque, no 9º Grupo de Artilharia de Campanha, oficiais, subtenentes e sargentos acompanharam o Comandante da Unidade na assistência da palestra. Completando as atividades do dia, o Comandante da 4ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada recepcionou a comitiva no Salão de Honras, com todos os oficiais e com as praças mais antigas. Durante suas palavras o Comandante destacou a necessidade de instituir o cargo de Adj Cmdo também nas Subunidades com autonomia administrativa.

 

 

Fotos: Gab Cmt Ex

No 10º e no 11º Regimentos de Cavalaria Mecanizada, foram destacados o comprometimento, o entusiasmo, a grande interação dos quadros durante as apresentações do Adj Cmdo Ex e, principalmente, a capacidade profissional dos cabos e soldados dessas Unidades, que muito bem apresentaram as características dos equipamentos e das capacidades do SISFRON.

No 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado, “Regimento Solon Ribeiro”, durante a formatura no pátio “Duque de Caxias”, o Adj Cmdo Ex dirigiu a palavra aos cabos e soldados, transmitindo experiências e motivação para seguirem na carreira e também a importância do preparo para aqueles que retornam para a vida civil.

O Comandante do Regimento afirmou o quanto as capacidades da Cavalaria Mecanizada foram potencializadas pelos Programas Estratégicos SISFRON e Guarani. Afirmou, ainda, a importância da criação do cargo de Adjunto de Comando e afiançou o quanto o assessoramento do seu Adj Cmdo, Subtenente Carvalho, é importante nos assuntos atinentes às praças, bem como na participação de solução de crises que ocorrem no âmbito dos subtenentes e sargentos, deixando evidente a relevância e importância do cargo.

Encerrando a semana de atividades na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, o Adj Cmdo Ex participou da solenidade de transmissão do cargo de Adj Cmdo da 4ª Bda Cav Mec, na qual o Primeiro-Sargento Fábio Josué Morais Ramos assumiu. Durante a cerimônia, em suas palavras, o General William salientou que “o Adjunto de Comando não veio para interferir, substituir ou fazer atividade paralela a Cadeia de Comando, mas sim para humanizá-la”.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter