COBERTURA ESPECIAL - Doutrina Militar - Terrestre

02 de Janeiro, 2018 - 09:00 ( Brasília )

12º de Ouro - Operação MONTANHA NEGRA I


Nos dias 28 e 29 de dezembro de 2017 elementos da 2ª Companhia de Fuzileiros (Impoluta) do 12º Batalhão de Infantaria, sediado em Belo Horizonte-MG,  realizou a operação MONTANHA NEGRA I, um exercício inopinado¹ em ambiente de montanha, tendo como objetivo principal a manutenção do nível de aprestamento da tropa por meio da realização de um reconhecimento operacional conduzido por um Destacamento de Reconhecimento e Guia (DRG) no Pico do Itacolomi e ao longo da Serra do Itacolomi, a fim de permitir o estabelecimento  posterior de uma Defesa em Posição.

A manutenção de pleno estado de pronto emprego é de fundamental importância para a Companhia Impoluta, constituída somente por militares do efetivo profissional e especialistas militares em operações em ambiente de montanha.

Quanto ao local escolhido para o exercício, o Pico do Itacolomi, com 1.772 metros de altitude, destaca-se que se constituía em ponto de referência para os antigos viajantes da Estrada Real, que o chamavam de “Farol dos Bandeirantes”.

 

Atualmente o pico está em área de preservação ambiental dentro do Parque Estadual do Itacolomi, localizado em área dos municípios de Mariana e Ouro Preto, na região sudeste de Minas Gerais, a 100 quilômetros da capital mineira e é gerido pela Sra. Maria Lúcia Coimbra Cristo Canto Yanes.

O  exercício operacional do DRG se caracterizou por uma marcha orientada em ambiente  montanhoso por aproximadamente 13 Km de deslocamento a pé, reconhecimento técnico realizado por especialistas de Montanhismo Militar (Guias de Montanha e Guias de Cordada), que avaliam ao longo de todo o trajeto os meios de escalada necessários para mobilizar a rota de inserção posterior da tropa de montanha, bem como o levantamento da forma de manobra sugerida pelas características do terreno que melhor permitam o cumprimento da missão operacional.

A atividade transcorreu de forma exitosa, sendo atingidos todos os objetivos táticos, técnicos e afetivos, como disponibilidade permanente e resiliência, propostos para o exercício inopinado de reconhecimento do Pico do Itacolomi.

Que o 12º de Ouro, como é tradicionalmente chamado por seus integrantes, possa em 2018 continuar se adestrado em Operações em ambiente de montanha e continue vencendo os desafios que lhe surgirem de forma forma profissional e motivada, para a defesa de nossa Pátria e orgulho de nossa Nação.

 

¹Que acontece de modo inesperado ou imprevisto, e ou/ extraordinário, incrível, surpreendente.

Leia também:  

1º BAC conquista a medalha de prata na Cambriam Patrol 2017 (UK) [Link]

Doutrina e brevetação de combatentes de Montanha fortalece a mística e mantém a prontidão da tropa [Link]

Coronel da reserva do EB se classifica em 7º Lugar Geral no "Mountain Do Deserto Sahara" [Link]

 
 

Fonte/Fotos: 12º Batalhão de Infantaria / EB
 


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


CCT

CCT

Última atualização 19 OUT, 14:30

MAIS LIDAS

Doutrina Militar