Manobra Escolar da ESA

Escola de Sargentos das Armas executa exercício em um quadro tático fictício de uma manobra convencional.

Três Corações (MG) – No período de 23 a 27 de outubro, os alunos do Curso de Formação de Sargentos 2017 da Escola de Sargentos das Armas (ESA) realizaram a Manobra Escolar da ESA nas cidades de São Bento Abade, Luminárias, São Tomé das Letras e Três Corações, todas no estado de Minas Gerais.

O exercício transcorreu dentro de um quadro tático fictício de uma manobra convencional, materializando no terreno todo conteúdo teórico ministrado em salas de aula na Escola.

O Corpo de Alunos da ESA foi inserido no exercício compondo os meios da 55ª Brigada de Infantaria Leve (55ª Bda Inf L), composta por:

– Curso de Infantaria representado pelo 551º BIL;
– Curso de Cavalaria representado pelo 55º Esqd C Mec;
– Curso de Artilharia representado pelo 55º GAC L;
– Curso de Engenharia representado pela 55ª Cia E L; e
– Curso de Comunicações representado pela 55ª Cia Com L.

 
 

Os futuros terceiros-sargentos combatentes de carreiras do Exército Brasileiro adestraram-se e puderam finalizar os preparativos para a execução da Manobra Escolar do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), a ser realizado com as Escolas de Formação no período de 6 a 17 de novembro, na cidade de Resende (RJ).

A Manobra contou com participação de diversos meios oriundos de outras organizações militares, que enriqueceram e contribuíram para a melhor formação dos alunos. Outras organizações militares também marcaram presença no exercício como: 13º RC Mec, 32º BIL, 17º B Log L, 4º B E Cmb, 14° GAC, 4º Esqd C Mec, 4º GAC L, 2ª Cia Com L, 4ª Cia Com L (Mth), CPOR/SP, 10° BIL e Bia C AD/1.

Ao término da jornada, foram percorridos mais de 50 km, em marcha, dentro da situação tática do exercício, empregando cerca de 1.300 militares e 130 viaturas. Buscou-se o máximo de realidade nas operações com a finalidade de colocar em prática, no terreno, o conteúdo teórico ministrado em sala de aula.

 
 

Fotos: ESA / EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter