Exercício de Operações Defensivas tem foco na inviolabilidade e integridade das fronteiras terrestres

Butiá (RS) – O 16° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (16° GAC AP), “Grupo Visconde de São Leopoldo”, no período de 22 a 27 de outubro, participou da 3ª fase da Operação Farroupilha, conduzida pelo Comando de Artilharia do Exército (Cmdo Art Ex), no Campo de Instrução de Butiá (CIB).

O Exercício no Terreno foi concebido no contexto de Operações Defensivas, cujo objetivo era manter a inviolabilidade e a integridade das fronteiras terrestres, contra pretenso país agressor.
 

 

Durante a realização do Exercício, foram executados tiros alto-explosivos, fumígenos e iluminativos, Regulação, Tiro sobre Zona e Missões tipo “Hora No Alvo”, com as Viaturas Blindadas de Combate Obuseiros Autopropulsados VBC OAP M109 155 mm. Ocorreu, ainda, o adestramento das guarnições dotadas com as metralhadoras .50.

Esse armamento de emprego coletivo é utilizado para realizar a autodefesa das instalações do 16º GAC AP e das viaturas blindadas da Unidade: Viatura Blindada Obuseiro Autopropulsado (VBC OAP) M 109 A3 e Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) M 113.

 
 

Fotos: 16º GAC AP / EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter