COBERTURA ESPECIAL - Doutrina Militar - Terrestre

18 de Outubro, 2017 - 22:10 ( Brasília )

3ª DE - Operação Ibicuí conta com apoio do Sistema Astros 2020

Além do emprego na Operação Ibicui o deslocamento de 2.600km de Formosa (GO) a Rosário do Sul (RS) é um exercício de mobilização estratégica



Rosário do Sul (RS) – O 6º Grupo de Mísseis e Foguetes (6º GMF), detentor do Sistema Astros 2020, está participando da Operação Ibicuí, proporcionando apoio de fogo à 3ª Divisão de Exército (3ª DE).

O 6º GMF realizou um deslocamento estratégico de 2.600 km desde sua sede em Formosa-GO até Rosário do Sul-RS, com a finalidade de participar da operação Ibicuí. Para tanto, foram empregadas 19 viaturas, dentre as quais 5 viaturas Astros, e um efetivo de 75 militares.



Roteiros possíveis desde Formosa (GO), até o Campo de Instrução de Saicâ, em Rosário do Sul (RS).  Comboios com veículos de grandes dimensões e peso necessitam adotar caminhos alternativos, especialmente contornando centros urbanos.

O Grupo encontra-se no interior do Campo de Instrução Barão de São Borja (Saicã) com a missão tática de ação de conjunto devendo proporcionar apoio de fogo à 3ª DE como um todo por meio da Artilharia Divisionária desta Divisão, sendo uma reserva de fogos imediatamente disponível para o Comandante da Força intervir no combate.

No dia 20 de outubro, serão realizados lançamentos de foguetes juntamente com outros Grupos de Artilharia, a fim de materializar a destruição do inimigo cercado.



Deslocamento cruzando o estado do Paraná.

Programa Astros 2020


O Programa Astros 2020 tem por objetivo equipar a Força Terrestre com um sistema de mísseis e foguetes de alta tecnologia, capaz de atingir alvos entre 15 e 300 km, a partir das plataformas das viaturas do Sistema Astros.

Com início no ano de 2012 e previsão de término em 2023, o Programa contempla projetos de pesquisa e desenvolvimento, de aquisição e modernização de viaturas do Sistema Astros e de construção de instalações de organizações militares.

Na área de pesquisa e desenvolvimento (P&D), estão os projetos de desenvolvimento do Míssil Tático de Cruzeiro (MTC), com alcance de 300 km, o Foguete Guiado SS-40G, de elevada precisão, e o Sistema Integrado de Simulação Astros (SIS-ASTROS), desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).


VEJA MAIS