COBERTURA ESPECIAL - Doutrina Militar - Terrestre

04 de Outubro, 2017 - 10:50 ( Brasília )

Comandantes de organizações militares, para o biênio 2018/2019, participam de curso em Brasília


Mais de 240 futuros chefes, comandantes e diretores de organizações militares participam da terceira fase do Curso de Preparação para o Comando, Chefia e Direção de Organizações Militares e Postos Médicos de Guarnição (CPCOM) entre os dias 2 e 6 de outubro, com uma série de palestras, no Teatro Pedro Calmon.

Durante a manhã de abertura do evento, o Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, deu orientações aos alunos sobre o papel dos comandantes nos quartéis e no relacionamento com a sociedade e a família militar.



“Estabeleçam seu estilo de liderança, sejam coerentes com a sua maneira de ser, com espontaneidade, naturalidade. Esse é um fator importantíssimo”, ressaltou. O Comandante do Exército também tratou de temas como o momento político e econômico atual, sobre a importância de consolidar a liderança nas pequenas frações dos quartéis de vocação operacional e a valorização dos praças.

A gestão eficaz de recursos, com a diretriz de racionalização, foi um dos tópicos enfatizados na palestra do Chefe do Estado-Maior do Exército (EME), General de Exército Fernando Azevedo e Silva.

Além de compartilhar experiências, ele abordou a necessidade de os comandantes incentivarem o conhecimento sobre a história e a cultura do Exército Brasileiro em suas guarnições e de exercerem a liderança, sendo exemplo para os subordinados.



O Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Divisão Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, e o 3º Subchefe do Estado-Maior do Exército, General de Divisão Fernando José Sant'Ana Soares e Silva, também ministraram palestras na primeira manhã de instruções.

Até o final da semana, os alunos ainda receberão orientações dos Órgãos de Direção Setorial e de Direção Operacional do Exército, assim como dos Órgãos de Assistência Direta e Imediata ao Comando do Exército.

O curso é coordenado pelo Gabinete do Estado-Maior do Exército, com o objetivo de atualizar os alunos sobre legislação e doutrina vigentes e dar orientações sobre procedimentos, operacionais ou administrativos, que deverão ser adotados nas funções no comando, chefia ou direção das organizações militares.



Fotos: EB


VEJA MAIS