COBERTURA ESPECIAL - Doutrina Militar - Naval

04 de Outubro, 2017 - 10:25 ( Brasília )

Força de Fuzileiros da Esquadra participa da Operação “Felino 2017”


No período de 18 a 29 de setembro, a Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) participou da Operação “Felino 2017” - um exercício conjunto entre as Forças Armadas do Brasil e de mais oito países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A ação ocorreu na área de instrução da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ). A operação teve como objetivo a preparação de uma força tarefa conjunta e combinada composta pelos países membros da CPLP para atingirem, manterem e otimizarem a capacidade de intervenção em missões de apoio à paz e ajuda humanitária.

Militares de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé Príncipe e Timor-Leste participaram do exercício.

O Ministério da Defesa, por meio da Chefia de Operações Conjuntas, foi o responsável pela coordenação da “Felino”.

A FFE teve como missão constituir um grupamento operativo de fuzileiros navais, composto por cerca de 200 militares, que no contexto do exercício contribuiu para evitar conflitos entre os países beligerantes. Para tal, foram realizadas simulações de patrulhas, check points, segurança de instalações, escolta de autoridades, ações de cerco e vasculhamento e de defesa nuclear, biológica, química e radiológica.

Artigo relacionado:  

Exercício Felino comprova a capacidade de atuação das Forças Armadas [Link]


VEJA MAIS