cet


No dia 19 de Agosto, o Estabelecimento Central de Transportes (ECT) acionou o seu plano de chamada para fins de treinamento. Tal atividade levou em consideração o Caderno de Instrução de Aprestamento e Apronto Operacional (EB70-CI-11.404) do Comando de Operações Terrestres.

O Caderno de instrução define Plano de Chamada como o instrumento que possibilita reunir a tropa, no mais curto prazo, quando esta na?o estiver aquartelada.      

Deve ser simples, de fa?cil execuc?a?o e, basicamente, prescrever: os meios de chamada (telefones, estafetas, mensagens radiofo?nicas, etc); prioridade de chamada; controle dos efetivos reunidos; e medidas de seguranc?a. O EB70-CI-11.404 estabelece os indicadores de desempenho relacionados ao prazo, conforme tabela abaixo: 
 

Localizac?a?o da OM em
cidades com:
Efetivo pronto apo?s 3 horas (h) do acionamento do plano de chamada
2h 3h 5h 7h 10h
ate? cento e cinquenta mil habitantes 50% 100%      
ate? quinhentos mil habitantes 40% 60% 100%    
ate? um milha?o de habitantes 30% 40% 80% 100%  
+ de um milha?o de habitantes 20% 30% 60% 80% 100%

 

Tabela 1  –Percentual do Efetivo Pronto por Tempo
 

O ECT é uma Organização Militar (OM) Logística especializada em transporte. Ela é subordinada a Base de Apoio Logístico de Exercito, sendo localizada em São Cristovão, na Cidade do Rio de Janeiro, que possui mais 6.000.000 (seis milhões) de habitantes.

O ECT possui um efetivo de 255 militares, sendo 22 oficiais, 58 subtenentes e sargentos, 27 cabos e 135 soldados. O percentual atingindo pelo ECT na atividade de aprestamento esta contido na tabela abaixo.
 

                 Pessoal Efetivo pronto apo?s 3 horas (h) do acionamento do plano de chamada
2h 3h
Qtde % Qtde %
Oficiais 11 50% 13 60%
Subtenentes/Sargentos 33 56% 45 77%
Cabos 17 68% 24 88%
Soldados 75 60% 110 81
Media Percentual 58,5% 77,0%

 
 
 

 
 
Tabela 2  –Percentual do Efetivo Pronto por Tempo do ECT

  
 


Segundo a Tabela 2, nas primeiras 2 h, o ECT estava com cerca de 60% do seu efeito aquartelado.   Este percentual corresponde ao triplo do indicador de desempenho estipulado pelo EB70-CI-11.404.     
  
No final do exercício, com 3h de acionamento, cerca de 80% do efetivo estava na OM. A bibliografia admite que uma OM encontra-se em condic?o?es de ser empregada quando ha? disponibilidade de 80% do seu efetivo nos seus respectivos sistemas operacionais.

Outro ponto relevante do exercício foi o trabalho realizado pelo Estado-Maior do ECT, assessorando o Chefe desta Unidade Militar a fim planejar o seu emprego imediato, facilitando a tomada de decisão e mitigando  a crise  a fim de evitar uma exposição maior da instituição.

A atividade realizada pela OM superou os indicadores de desempenho estabelecidos no EB70-CI-11.404, confirmando o excelente nível de aprestamento, bem como o comprometimento e a seriedade dos integrantes da OM com o exercício.

O ECT, por ser uma unidade logística, deve agir rapidamente para conter uma crise interna e, acima de tudo, se mobilizar rapidamente para cumprir a sua atividade fim de prestar o apoio de transporte, em situações de emergência, colaborando, assim, com a missão do Exército Brasileiro: contribuir para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais e cooperando com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social.Desta forma, esta unidade logística, conforme  o caderno de instrução supramencionado, deve:
 

– “Manter-se pronto para partir e apoiar”;
– “Manter os homens prontos para partir e apoiar”;
– “Manter a frac?a?o  pronta para partir e apoiar”;
– “Manter a subunidade pronta para partir e apoiar”;
– “Manter a unidade pronta para transportar”.

                                                           
                    VÁRIOS DESTINOS E UMA MISSÃO: TRANSPORTAR   

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter