O preparo do líder de pequenas frações

O 12º Batalhão de Infantaria (12º BI) realizou, nos dias 10 e 11 de julho, o Exercício de Desenvolvimento de Liderança (EDL), direcionado aos oficiais e sargentos da organização militar.

Esse tipo de exercício, executado anualmente nas organizações militares de Corpo de Tropa do Exército Brasileiro, também materializa a destinação e o propósito maior da Instituição, o preparo para o combate, para a defesa do Brasil.

A atividade teve início com uma patrulha de resgate, desenvolvida na cidade de Sabará (MG). Nesse contexto, foi realizado um balizamento noturno para uma aeronave da Polícia Militar de Minas Gerais, que empreendeu uma evacuação aeromédica, prevista no planejamento do exercício.

Na sequência, foram executadas oito oficinas no Campo de Instrução Duque de Caxias, localizado em Santa Luzia (MG). Dentre as tarefas realizadas, tiveram destaque: Emboscada de Oportunidade, Técnica de Ação Imediata Ofensiva, Líder ferido em Campo de Minas e Captura de Desertor Inimigo.

As ações buscaram o desenvolvimento de atributos da área afetiva, da resistência física a esforços intensos e prolongados e de habilidades técnico-profissionais.

Cabe ressaltar que, sob a supervisão de uma análise de riscos e o acompanhamento do oficial de prevenção de acidentes e da equipe de saúde do Batalhão, os instruendos passaram por privação de sono e tiveram o consumo de alimentos reduzido, o que lhes propiciou a oportunidade de conhecerem-se a si mesmos, quando nos limites de suas resistências físicas e de seus equilíbrios psicológicos.

Ao término do exercício, o Comandante da 4ª Região Militar, General de Divisão Henrique Martins Nolasco Sobrinho, destacou a importância do EDL no aprimoramento das capacidades de um líder de pequenas frações.

Fotos: 12º BI / EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter