COBERTURA ESPECIAL - Doutrina Militar - Terrestre

04 de Julho, 2017 - 16:00 ( Brasília )

COLOG - ECT executa o Eixo Transporte Sul

O Estabelecimento Central de Transportes executa o Eixo Transporte Sul, previsto no Plano de Geral de Transporte do COLOG, com o suporte do Sistema de Gestão Logístico (SIGELOG)





A Base de Apoio Logístico do Exército (BaApLogEx), por meio do Estabelecimento Central de Transportes (ECT), iniciou  no dia 29 de junho de 2017, a execução da missão de transporte de suprimento de diversas classes para a 5ª RM e 3ª RM (EIXO DE TRANSPORTE SUL), apoiado na BR 116 (Eixo Principal de Suprimento- EPS),  que interligam os Estados do Rio de Janeiro/RJ – Porto Alegre/RS, conforme a figura 1.
 

Eixo Principal de Suprimento (EPS),  que interliga os Estados do Rio de Janeiro/RJ – Porto Alegre/RS, e Organizações Militares de Apoio ARTE - ECT

Esta missão conta com o apoio relevante de algumas Organizações Militares, como o 21º D Sup, 5º B Log, 63º BI e 3º B Supa fim de prover o bem-estar, com alimentação e alojamento, aos integrantes do comboio que percorrem cerca de 4.000 Km, permanecendo em operação militar cerca de 12 dias ininterruptos.

Todas as atividades de transporte do EIXO SUL estão sendo planejadas, monitoradas e controladas pelo Sistema de Gestão Logística (SIGELOG) do Comando Logístico do Exército, proporcionando mais eficiência, eficácia e segurança a operação em pauta.

Toda missão é planejada pelo Módulo de Transporte do Sistema de Gestão Logística, desde a solicitação do transporte ao COLOG até o carregamento do material, que é paletizado e identificado com a geração de um “QR Code”.



QR Code Gerado (Identificação da Carga)


O planejamento da missão de transporte do Eixo de Transporte Sul é caracterizado pela flexibilidade, adaptabilidade, modularidade, elasticidade e sustentabilidade (FAMES), sendo estabelecido um comboio conforme as demandas apresentadas. Tal atividade logística  é  complexa  tomada por vários riscos logísticos, tais como acidentes, roubo de armamento, roubo da carga, e outros.

Diante disso, o monitoramento e o controle da operação são fundamentais para proporcionar uma segurança adequada a fim de mitigar os riscos, que trariam impactos negativos para operação e afetariam a imagem do Exército Brasileiro.

O Módulo Transporte do SIGELOG possui as ferramentas de monitoramento e controle do comboio,  que oferecem ao Centro de Operações de Transporte do ECT a observação em tempo real dos momentos de parada e abastecimento, a quilometragem percorrida e velocidade por cada veículo e o acesso em áreas proibidas para trafegar, dentre outros serviços.

Assim, essa ferramenta aumenta a segurança da atividade de transporte dos eixos, estabelecidos no Plano Geral de Transporte do COLOG, além de aumentar a produtividade da atividade com o monitoramento e rastreamento.


 

Monitoramento de Viatiuras Eixo Sul


A logística atual necessita estar acompanhada da tecnologia com objetivo de tornar as suas atividades, como o Transporte, mais operacionais, eficientes, eficazes e seguras, controlando e mitigando os riscos.  A missão de transporte do EIXO SUL coloca em prática a nova logística imposta e demandada pelo Exército Brasileiro, buscando a criação de uma capacidade adequada (módulo logístico) com o uso de tecnologia de ponta.

TRANSPORTAR! !








Comboio de viaturas do Estabelecimento Central de Transporte (ECT)

 

VEJA MAIS