3DE – Realiza Operação Laçador

Santa Maria (RS) –No período de 15 a 18 de maio, a 3ª Divisão de Exército, juntamente com suas Grandes Unidades, Artilharia Divisionária e suas Organizações Militares Diretamente Subordinadas, participou da “Operação Laçador”, realizada no Centro de Adestramento e Simulação de Posto de Comando (CAS-PC).

           

A “Operação Laçador” é um Exercício de Posto de Comando "Jogos de Guerra" – Simulação Construtiva, conduzido pelo Centro de Coordenação e Operações do Comando Militar do Sul (CCOp/CMS).

           

Um dos objetivos da Operação é o de adestrar os Estados-Maiores das Grandes Unidades e Artilharia Divisionária no planejamento de Operações Militares.

O termo “Jogo de Guerra” refere-se a um exercício tático realizado no contexto de um Exercício de Posto de Comando, no qual são empregados meios computacionais para a apresentação digital do cenário e para a simulação de operações continuadas de combate, apoio ao combate e apoio logístico, objetivando o realismo dos resultados das integrações quanto ao consumo de suprimentos, de tempo e as perdas em pessoal e material, utilizando o Sistema COMBATER.

           

COMBATER é um sistema de simulação construtiva desenvolvido para simular ações de combate, apoio ao combate e de não guerra, que permita a adaptação do sistema de acordo com a doutrina militar do Exército Brasileiro.

O sistema trabalha com o processo de integração terreno, condições meteorológicas e inimigo (PITCI) e fornece a trafegabilidade de blindados sobre lagartas, sobre rodas e das demais viaturas empregadas.

 

 

1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada participa

da Operação Laçador

 

 

Santa Maria (RS) – A 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada participou, no período de 15 a 19 de maio, do Exercício de Posto de Comando – Simulação Construtiva, da 3ª Divisão de Exército (Operação Laçador), que foi realizado no Centro de Adestramento e Simulação de Posto de Comando, com sua base de operações instalada no 29º Batalhão de Infantaria Blindado.

A 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada participando 

da Operação Laçador

A 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada participando 

da Operação Laçador

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter