AD/5 – Workshop de Planejamento e Coordenação de Fogos

(Curitiba-PR) No período de 20 a 24 de março, a Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército sediou o Workshop de Planejamento e Coordenação de Fogos, no QG do Pinheirinho. A abertura do evento foi realizada pelo Comandante da AD/5, Gen Bda Aléssio Oliveira da Silva, e teve a participação do Comandante da Artilharia do Exército, Gen Bda Antônio Carlos Barboteo Pinto.

Inserido no programa de Capacitação Técnica e Tática do Efetivo Profissional (CTTEP), a atividade teve por objetivo discutir os procedimentos para o desencadeamento dos fogos pela AD, por intermédio da aplicação da atual doutrina de planejamento e coordenação de fogos, nos níveis estratégico, operacional e tático.

O Workshop contou com a participação de representantes doas Forças e Comandos:

– Exército Brasileiro;

– Centro de Doutrina do Exército;

– Comando de Defesa Cibernética;

– Escola de Comando e Estado-Maior do Exército;

– Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais;

– Academia Militar das Agulhas Negras;

– Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea e Grandes Comandos de Artilharia;

– Comando do Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais, da Marinha do Brasil, e do Comando de Preparo da Força Aérea Brasileira.

 

Os participantes do Workshop de Planejamento e Coordenação de Fogos organizado pela AD/5 – Foto AD/5

Todos os participantes realizaram exposições sobre a concepção e metodologia utilizada para a elaboração do Planejamento e Coordenação de Fogos.

Ao término do evento, os grupos de trabalho apresentaram ao Comandante da 5ª Divisão de Exército, Gen Div José Luiz Dias Freitas, suas soluções ao tema tático proposto e conclusões acerca dos questionamentos surgidos ao longo da semana, atualizando o conhecimento técnico-profissional dos quadros do Comando da AD/5.

Matéria Relacionada

Recomendamos a leitura da matéria:

Os efeitos das armas explosivas em áreas urbanizadas DefesaNet Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter