AMAN inaugura Sistema de Simulação de Apoio de Fogo

A Voz da Cidade – Resende/RJ


A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) é o local escolhido pelo Exército Brasileiro para a inauguração do Sistema de Simulação de Apoio de Fogo (SIMAF). O evento ocorreu sexta-feira, dia 19/FEV, às 10 horas, com a simulação de combate em ambiente virtual, uma técnica utilizada em várias partes do mundo pelos exércitos de países desenvolvidos. O objetivo é treinar os militares no nível Grupo de Artilharia de campanha, não testa armas.

Segundo a AMAN, o SIMAF tem a capacidade de realizar o treinamento dos militares, possibilitando criar vários cenários de combate, incluindo intempéries diversas, como vento, neve, chuva, a escuridão da noite e permite uma avaliação precisa do resultado do adestramento.

Os militares não estarão sujeitos às variações climáticas, no entanto, o simulador tem a possibilidade de alterar as variações climáticas que irão influenciar no tiro e no visual. “Este treinamento é destinado para até 100 militares aproximadamente. Dentre eles, oficiais, sargentos, cabos e soldados. A simulação faz parte de um dos objetivos para melhorar a capacidade operacional da Força do Exército Brasileiro. Com certeza, melhora o adestramento das tropas e a otimização de munição”, informa o tenente-coronel Neves, oficial de Comunicação Social da Aman.

O emprego do equipamento propiciará diversos benefícios, tais como: capacitar o Exército no cumprimento de sua missão constitucional com menor custo e em melhores condições; otimizar o uso de munição real; preservar o meio ambiente; reduzir riscos de acidentes; economizar munição; desenvolver a Indústria de Defesa pela transferência de tecnologia; e permitir a independência tecnológica.

O evento teve a presença do Ministro da Defesa, Aldo Rebelo, do general-de-Exército, Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, o Comandante do Exército Brasileiro; Comandantes de Exércitos de países amigos, integrantes do Alto Comando do Exército, comitiva da Arábia Saudita e autoridades civis e militares.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter