COBERTURA ESPECIAL - Doutrina Militar - Terrestre

29 de Janeiro, 2016 - 10:40 ( Brasília )

EB - Intercâmbio Doutrinário com o Bundeswehr


No dia 20 de janeiro de 2016, ocorreu, no Comando de Operações Terrestres (COTer), uma formatura de boas-vindas ao Tenente-Coronel Frank Schindler, oficial do Exército Alemão que está  realizando intercâmbio doutrinário.

A solenidade contou com a presença do General de Divisão César Augusto Nardi de Souza, de oficiais-generais e de militares do COTer.

O Ten Cel Frank Schindler terá suas atividades coordenadas pelo Centro de Doutrina do Exército e realizará visitas agendadas às Subchefias do COTer, permanecendo no intercâmbio por um período de dois meses.

Instrutor alemão no Centro de Instrução de Blindados¹

O Centro de Instrução de Blindados General Walter Pires iniciou 5 de março de 2015, uma nova estapa em sua historia, ao receber um oficial estrangeiro para desempenhar a função de instrutor dos cursos e estágios ministrados no Estabelecimento de Ensino.

A partir desta data, até meados do mês de maio, o Tenente-Coronel Horst Blankenburg, do Exército Alemão, passou a integrar o Corpo Docente do CI Bld, como parte de um intercâmbio entre o Centro de Treinamento de Blindados de Munster, na Alemanha e o Centro General Walter Pires.

No ano de 2014, uma comitiva do Exército Alemão esteve no Brasil para conhecer oportunidades de intercâmbio de instrutores e o CI Bld foi um dos Estb Ens visitados.

Ao final do mesmo ano, a visita foi retribuída, ocasião em que foi informado que já havia sido designado um oficial para o desempenho da função no ano de 2015 e que o interesse maior do Exército daquela Nação Amiga seria conhecer a sistemática de planejamento e de execução dos nossos cursos e estágios e, em contrapartida, compartilhar conhecimentos a respeito do emprego real de meios blindados, em particular no Afeganistão.

Cumpre destacar que o Exército Brasileiro nunca empregou meios blindados sobre lagartas em um conflito armado. Apesar disso, a qualidade do desempenho dos militares brasileiros em intercâmbios e cursos no exterior, aliada à prontidão operacional das unidades blindadas e mecanizadas tem chamado a atenção dos Exércitos de países com experiência real no emprego desses meios.

O fato de o CI Bld ser selecionado para esta iniciativa ratifica o trabalho realizado ao longo dos seus 19 anos de existência e é fruto da dedicação, do profissionalismo e do conhecimento técnico e operativo de todos os militares, que passaram pela OM, em particular daqueles que participaram da sua criação na 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, ainda sediada no Rio de Janeiro, e cunharam o lema que até hoje nos motiva.

¹publicado originalmente em 18 de Março, 2015