COBERTURA ESPECIAL - Doutrina Militar - Terrestre

16 de Dezembro, 2015 - 08:30 ( Brasília )

ASTROS 2020 – Entregues Viaturas Modernizadas

O mais importante projeto estratégico do Exécito Brasileiro avança. Porém enormes desafios tecnológicos ainda devem ser superados

 
Nota DefesaNet

Recomendamos a leitura do discurso do Gen Barreto, Gerente do Programa ASTROS 2020, proferido  no evento de entrega da viaturas modernizadas.

ASTROS 2020 - Mensagem Gen Barreto PM Link

O Editor




O Programa Estratégico do Exército ASTROS 2020 é o mais ambicioso e com amplificações estratégicas tanto na projeção de poder nacional como na geopolítica da indústria de armamentos do mundo.

O desenvolvimento de munições guiadas SS-40G e o Míssil Tático de Cruzeiro AV-TM300 movimentarão as peças do tabuleiro do xadrez geopolítico regional e mundial. O Projeto procura estar dentro do acordo MCTR (Missile Control Treaty Regime), que limita o alcance em 300km e a carga máxima 500kg.

Não foi pelo belo dia qua atentos adidos militares acompanharam a solenidade.

Possibilitará o Brasil dar um salto significativo na Diplomacia Mundial com a possibilidade de assinar o Tratado de Bombas Cluster.  Hoje os países produtores destes sistemas, Rússia, China, Estados Unidos e o Brasil não assinaram o Acordo.

Além disso o Projeto Estratégico ASTROS 2020 avança na entrega de viaturas modernizadas e os trabalhos no Forte de Santa Barbara, em Formosa (GO).

No dia 10 de dezembro, na sede do 6º Grupo de Mísseis e Foguetes (6º GMF), no Forte Santa Bárbara, em Formosa (GO), foi entregue o primeiro lote com nove viaturas modernizadas do Projeto Estratégico ASTROS 2020.

A entrega faz parte do projeto de modernização das viaturas MK-2 e MK-3, recebidas nos anos 90, e sob chassi Mercedes-Benz, que terão o mesmo patamar das modernas e atuais MK-6, sob chassi Tatra, as novas Lançadoras Múltiplas Universais desenvolvidas pelo Projeto ASTROS e a empresa parceira AVIBRAS.

Foram entregues seis unidades da viatura lançadora múltipla universal (LMU) e três unidades da viatura remuniciadora (RMD).

O projeto básico de modernização das viaturas foi um trabalho conjunto do 6º GMF, de integrantes da Diretoria de Material do Comando Logístico, da equipe do Projeto ASTROS 2020 e da AVIBRAS.

De acordo com o Gerente do Projeto Estratégico ASTROS 2020, General de Brigada R/1 José Júlio Dias Barreto (ver transcrição do discurso), a reformulação contempla 38 viaturas pertencentes ao 6º GMF que serão entregues em mais três lotes até 2018.

A modernização dessas viaturas representa uma autonomia financeira para o Exército, explicou o Presidente da AVIBRAS AEROESPACIAL, Sr Sami Hassuani. “A importância da parceria do Exército com a AVIBRAS está alicerçada em desenvolver um produto de alta tecnologia com o viés para a importação de um produto 100% nacional”, disse.

Estiveram presentes à cerimônia o Ministro da Defesa, Sr Aldo Rebelo; o Comandante o Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas; oficiais-generais do Alto-Comando do Exército; oficiais-generais da ativa e da reserva; Adidos Militares; o Presidente da AVIBRAS, Sr Sami Hassuani; autoridades civis e convidados.

Coube ao Ministro da Defesa Sr Aldo Rebelo o primeiro disparo nas novas unidades, com um SS-40.

 

O ASTROS 2020 Digital

No dia 8 de Dezembro de 2015, ocorreu a 7ª reunião/2015 do Projeto do Sistema de Simulação Integrada ASTROS (SiS-ASTROS), evento realizado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Participaram da reunião o Gen Bda R/1 Barreto, Gerente do PEE ASTROS 2020, acompanhado de sua equipe; instrutores do Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes (CI Art Msl Fgt); e a equipe de professores doutores que desenvolvem o referido projeto.

Na oportunidade foram apresentados e avaliados os protótipos do Simulador Virtual Tático de Reconhecimento, Escolha e Ocupação de Posição (REOP) e do Treinamento Baseado em Computador (TBC) da Viatura Lançadora Múltipla Universal (LMU).


Matérias Relacionadas

ASTROS 2020 – Entregues Viaturas Modernizadas


Astros 2020 - EB realiza Workshop sobre o Emprego do Míssil Tático de Cruzeiro


Exército Brasileiro assina contrato com a AVIBRÁS


ASTROS 2020 - Avibrás entrega Viaturas do Projeto Estratégico do EB


Projeto Astros 2020 – Lançamento da Pedra Fundamental do Forte Santa Bárbara

Bombas Cluster - Os "inocentes" trabalhando para uma causa não nobre

ASTROS 2020 – Mísseis e Foguetes

Exército testa míssil com alcance de 300 km