COBERTURA ESPECIAL - Doutrina Militar - Terrestre

22 de Setembro, 2015 - 15:00 ( Brasília )

Operação Centauro 2015 – Entrevista TC Glicerio Comandante FT 7º BIB

O comandante da Força Tarefa estará imerso em um ambiente de Simulação integrando os três sistemas (Viva, Construtiva e Virtual)


Ricardo Fan
Direto do Campo de Instrução de Saicã (RS)


O Tenenet-Coronel Glicério, é o Comandante da Força Tarefa (FT) 7º BIB, que é o comando de manobra que realiza a atividade na Operação Centauro 2015.

DefesaNet entrevistou o TC Glicerio, Cmt  FT 7º BIB, seguem as suas palavras:

Hoje nos estamos vivendo um momento único em nosso Exército, a oportunidade de fazermos um adestramento, o mais perto possível da realidade, utilizando menos recursos, então assim está configurado nosso exercício.

Uma tropa, uma subunidade no caso em simuladores fazendo a simulação virtual onde uma subunidade virtual vai realizar um ataque utilizando esse simuladores e uma outra subunidade no terreno, fisicamente presente utilizando os dispositivos de detecção para realizar uma ataque e eu como comandante com as demais subunidades do batalhão e meu Estado-maior na simulação construtiva, no que nos chamamos de tabuleiro.

Movendo as peças no tabuleiro, pedindo suporte de artilharia e a integração desses três tipos de simulação vão nos permitir treinar para um combate real em melhores condições. Simularmos um combate muito próximo do que seria o real, com todas as etapas de emissão de ordens, com todos os detalhes, sendo exatamente treinados e não apenas instruídos. Sem a restrição de não executar uma atividade porque não tem tal meio.

Nesse exercício podemos contar com apoio da Força Aérea, com apoio de um grupo de artilharia completo, com apoio de fogo de sistemas de defesa antiaérea, tudo isso a uma baixo custo.  Então o significado para mim desse exercício de simulação utilizando esses três ambientes (Viva, Virtual e Construtiva), é mais que um treinamento, é uma situação em vivenciaremos um combate “real”. Isso para nós é de extrema importância.

O mais interessante era que eu ficasse próximo da Simulação Viva (junto à FT no Terreno), mas como nosso exercício ele ainda está sendo construído o conhecimento e a organização dele, dessa vez vou ficar na Construtiva acompanhado de vez em quando observar a simulação virtual.

Observando, controlando e fiscalizando as minhas ordens, completou o TC Glicerio.

As Frações que serão avaliada  na subunidade Força Tarefa (simulação Viva) são:

- Pelotão Carro de Combate (Pel CC)
- Pelotão de Fuzileiros Blindados (Pel Fuz Bld)
- Pelotão de Engenharia (Pel Eng)
- Pelotão Expedicionário (Pel Exp)