COBERTURA ESPECIAL - Doutrina Militar - Terrestre

07 de Outubro, 2014 - 13:55 ( Brasília )

ETD / DE - 1º Exercício Técnico Doutrinário de Divisão de Exército

A 5ª Divisão de Exército realiza 1º Exercício Técnico Doutrinário em Santa Maria, RS.


CMSocial 3ª DE

 


Santa Maria (RS) - Na manhã do dia 6 de outubro, ocorreu a abertura do 1º Exercício Técnico Doutrinário de Divisão de Exército (1° ETD/DE), conduzido pela 5ª Divisão de Exército (5ª DE), Curitiba-PR. O evento foi realizado nas instalações do Centro de Adestramento Simulado de Posto de Combate (CAS-PC), situado na sede do Campo de Instrução de Santa Maria (CISM).

O exercício reúne o comando e estado-maior da 5ª DE, junto ao Posto de Comando instalado no quartel do 1° Regimento de Carros de Combate / 1º RCC (Santa Maria-RS)), e conta com a participação das Grande Unidades (GU) e Artilharia Divisionária Doutrinárias (AD) a seguir:

- 14ª Brigada de Infantaria Motorizada / 14ª Bda Inf Mtz (Florianópolis-SC);
- 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada / 15ª Bda Inf Mec (Cascavel-PR);
- 5ª Brigada de Cavalaria Blindada / 5ª Bda C Bld (Ponta Grossa-PR), e,
- Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército/AD 5 (Curitiba-PR).

Reforçam a 5ª DE neste Exercício as unidades:
 

- 12ª Brigada de Infantaria Leve / 12ª Bda Inf L (Caçapava-SP), e
- 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada / 4ª Bda C Mec (Dourados-MS).

 

Participam, ainda, oficiais do Comando de Aviação do Exército/CAvEx (Taubaté-SP) e do 5º Grupo de Artilharia Antiaérea, 5ª Companhia de Guerra Eletrônica e 27° Batalhão Logístico, Organizações Militares sediadas na capital paranaense.

A atividade concentra efetivo superior a 350 militares, que estão utilizando o aplicativo COMBATER e, também, paralelamente, o dispositivo PACIFICADOR de suporte às atividades de Comando e Controle em Combate (C² Cmb), além do Sistema VOIP (Voice over Internet Protocol),  que permite o roteamento de conversação humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores, baseada no Protocolo de Internet ( Internet Protocol - IP), que disponibiliza 80 (oitenta)  troncos telefônicos aos executantes, por meio da Rede Metropolitana instalada na Guarnição de Santa Maria.

O 1° ETD/DE se constitui em Projeto Piloto e está sendo acompanhado por oficiais do Estado-Maior do Exército (EME) e do Comando de Operações Terrestres (COTER), ambos sediados na Guarnição de Brasília, encarregados de avaliar as instalações do CAS-PC e sua composição de meios para a montagem do futuro  Centro de Avaliação com Simulação de Pesquisa Operacional (CASPO). A atividade tem previsão de término, em 9 de outubro (quinta-feira).


 




Exercício de Simulação Integrada realizado pela 5ª Divisão de Exército
no Campo de Instrução de Saicã, Rosário de Sul (RS),
no mês de setembro de 2014.