COBERTURA ESPECIAL - Doutrina Militar - Terrestre

07 de Outubro, 2014 - 13:55 ( Brasília )

ETD / DE - 1º Exercício Técnico Doutrinário de Divisão de Exército

A 5ª Divisão de Exército realiza 1º Exercício Técnico Doutrinário em Santa Maria, RS.


CMSocial 3ª DE

 


Santa Maria (RS) - Na manhã do dia 6 de outubro, ocorreu a abertura do 1º Exercício Técnico Doutrinário de Divisão de Exército (1° ETD/DE), conduzido pela 5ª Divisão de Exército (5ª DE), Curitiba-PR. O evento foi realizado nas instalações do Centro de Adestramento Simulado de Posto de Combate (CAS-PC), situado na sede do Campo de Instrução de Santa Maria (CISM).

O exercício reúne o comando e estado-maior da 5ª DE, junto ao Posto de Comando instalado no quartel do 1° Regimento de Carros de Combate / 1º RCC (Santa Maria-RS)), e conta com a participação das Grande Unidades (GU) e Artilharia Divisionária Doutrinárias (AD) a seguir:

- 14ª Brigada de Infantaria Motorizada / 14ª Bda Inf Mtz (Florianópolis-SC);
- 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada / 15ª Bda Inf Mec (Cascavel-PR);
- 5ª Brigada de Cavalaria Blindada / 5ª Bda C Bld (Ponta Grossa-PR), e,
- Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército/AD 5 (Curitiba-PR).

Reforçam a 5ª DE neste Exercício as unidades:
 

- 12ª Brigada de Infantaria Leve / 12ª Bda Inf L (Caçapava-SP), e
- 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada / 4ª Bda C Mec (Dourados-MS).

 

Participam, ainda, oficiais do Comando de Aviação do Exército/CAvEx (Taubaté-SP) e do 5º Grupo de Artilharia Antiaérea, 5ª Companhia de Guerra Eletrônica e 27° Batalhão Logístico, Organizações Militares sediadas na capital paranaense.

A atividade concentra efetivo superior a 350 militares, que estão utilizando o aplicativo COMBATER e, também, paralelamente, o dispositivo PACIFICADOR de suporte às atividades de Comando e Controle em Combate (C² Cmb), além do Sistema VOIP (Voice over Internet Protocol),  que permite o roteamento de conversação humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores, baseada no Protocolo de Internet ( Internet Protocol - IP), que disponibiliza 80 (oitenta)  troncos telefônicos aos executantes, por meio da Rede Metropolitana instalada na Guarnição de Santa Maria.

O 1° ETD/DE se constitui em Projeto Piloto e está sendo acompanhado por oficiais do Estado-Maior do Exército (EME) e do Comando de Operações Terrestres (COTER), ambos sediados na Guarnição de Brasília, encarregados de avaliar as instalações do CAS-PC e sua composição de meios para a montagem do futuro  Centro de Avaliação com Simulação de Pesquisa Operacional (CASPO). A atividade tem previsão de término, em 9 de outubro (quinta-feira).


 




Exercício de Simulação Integrada realizado pela 5ª Divisão de Exército
no Campo de Instrução de Saicã, Rosário de Sul (RS),
no mês de setembro de 2014.



Outras coberturas especiais


Nuclear

Nuclear

Última atualização 13 NOV, 23:45

MAIS LIDAS

Doutrina Militar