COBERTURA ESPECIAL - Doutrina Militar - Terrestre

25 de Julho, 2014 - 12:20 ( Brasília )

3ª DE - Operação Imembuí


 

 A 3ª Divisão de Exército realiza a Operação IMEMBUÍ – Exercício de Posto de Comando "Jogos de Guerra", conduzido no Centro de Adestramento Simulado de Posto de Comando (CAS-PC), localizado junto à sede do Campode Instrução de Santa Maria, na região do Boi Morto, nesta cidade.

O objetivo principal da Operação é adestrar os oficiais dos Estado-Maiores (EM) das Grandes Unidades (Brigadas) e Artilharia Divisionária (AD) no processo de tomada de decisão em um cenário de operações continuadas. A Operação Imembuí tem por finalidade, ainda, validar o sistema de simulação COMBATER, desenvolvido pelo Centro de Operações Terrestres (Brasília-DF).

Além da participação de militares de Organizações Militares de Guarnições do Rio Grande do Sul, contará com a presença de Oficiais Observadores de diferentes Órgãos de Direção Geral e Setorial e de Comandos Militares de Área do Exército.

COMBATER é um sistema de simulação construtiva desenvolvido para simular ações de combate, apoio ao combate e de não guerra, que permita a adaptação do sistema de acordo com a doutrina militar do Exército brasileiro.

O sistema trabalha com o processo de integração terreno, condições meteorológicas e inimigo (PITCI) e fornece a trafegabilidade de blindados sobre lagartas, sobre rodas e das demais viaturas empregadas.

O avançado sistema trará novas possibilidades, tais como: gerenciamento de crises; simulação de planejamentos operacionais baseados em capacidades; experimentação doutrinária; pesquisa operacional; e operação inter agências.

O COMBATER permitirá, ainda, a integração com o Sistema de Comando e Controle da Força Terrestre (C² Cmb) e com os simuladores da Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira, por ocasião dos exercícios conjuntos simulados.

No ano de 2014, além da Operação Imembuí, exercício de validação no nível Divisão de Exército, que se iniciou no dia 21 de julho e será encerrada, sábado, dia 26 de julho, estão programados dois exercícios de jogos de guerra para Brigadas e um novo exercício, envolvendo Comando de Divisão de Exército, com emprego efetivo do Sistema COMBATER.