DNTV

EXOCET - Teste com motor desenvolvido pela AVIBRAS

O Brasil se tornou um país independente na construção e certificação de motores para mísseis Exocet MM40, artefato antinavio de superfície de médio alcance. A informação foi dada em entrevista hoje (03) pela Marinha do Brasil, ao informar que os testes de lançamento do motor brasileiro foram realizados com sucesso no último dia 18 de abril.

A independência foi obtida a partir de parceria tecnológica envolvendo, além da Marinha do Brasil, a Avibras (empresa aeroespacial brasileira de capital privado 100% nacional) e o grupo europeu MBDA -- líder mundial em fabricação de mísseis e sistemas de mísseis. Para o desenvolvimento do motor, fabricado e certificado pela Avibras em parceria com o grupo europeu, foram investidos R$ 75 milhões.

O projeto possibilitará que, no futuro, os motores possam ser exportados e ainda utilizados em outros modelos de mísseis, nacionais e internacionais. Na avaliação do vice-almirante Ronaldo Fiúza de Castro, o principal êxito do programa foi o de conseguir acordo entre as empresas envolvidas para a transferência de tecnologia em uma área complexa como é a de fabricação de armamentos de guerra.

.

Matérias Relacionadas

Importante Entrevista com o Vice-Almirante (RM1) RONALDO FIÚZA DE CASTRO 24 Abril 2009 DefesaNet Link

EXOCET -Equipado com novo motor brasileiro é testado com sucesso 04 Maio 2012 DefesaNet Link

Marinha anuncia independência no desenvolvimento de motores para mísseis Exocet Agência Brasil – 04 Maio 2012 Link

LAAD Bastidores 1 - Marinha Adquire o EXOCET AM39 Block 2 Mod 2 – 26 Abril 2011 DefesaNet Link

MBDA - Pronta para ampliar sua cooperação com o Brasil MBDA 28 Março 2011Link


ÚLTIMOS VÍDEOS