COBERTURA ESPECIAL - Especial DitaBranda

20 de Maio, 2012 - 18:00 ( Brasília )

Nota dos Clubes Militares - 17 Maio


 

COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE

 

 

A instalação da Comissão Nacional da Verdade, na data de ontem (16Maio), em cerimônia tornada pública pela imprensa falada e escrita, permitiu ao povo brasileiro compartilhar da emoção com o sofrimento das famílias dos desaparecidos que participaram de ações em decorrência de ideais que abraçaram.

Pela presente vimos também, por razões humanitárias e de justiça, lamentar em nome das famílias daqueles que, em defesa do Estado Nacional e no cumprimento de deveres que lhes haviam sido legitimamente atribuídos, as vítimas de atentados dos quais participaram, ativa ou passivamente, alguns dos desaparecidos ontem lamentados.

Cabe lembrar que aquelas famílias que pranteamos sentem a mesma imensa dor, à qual é somado o sofrimento de se verem totalmente desamparadas e ignoradas pelo Estado.

O respeito aos termos legais que regem a Comissão Nacional da Verdade nos permite lembrar que o restabelecimento da História Nacional, no período indicado, deve ser completo, dando real significado a fatos históricos que têm, necessariamente, causa, meio e fim, sem qualquer outro objetivo que não seja revelar a verdade dos lados.

Assim, ouvir e registrar o que ex-agentes do Estado bem como ex-militantes revelarem sobre atos em apreciação da Comissão, é imperioso.

Dentro destes princípios estamos certos de que a História do nosso País poderá ser enriquecida com Verdades sem distorção de versões, para conhecimento das novas gerações a quem nos cabe legar um passado adequadamente descrito e que sirva de exemplo para o futuro.

Rio de Janeiro, 17 de maio de 2012.

 

V. Alte Ricardo Antonio da Veiga Cabral
Presidente Clube Naval

Gen Ex Renato Cesar Tibau da Costa
Presidente Clube Militar

Ten Brig Carlos de Almeida Baptista
Presidente Clube de Aeronáutica



Outras coberturas especiais


Vant

Vant

Última atualização 22 SET, 16:00

MAIS LIDAS

Especial DitaBranda