Embraer vai dar férias coletivas a cerca de 15 mil funcionários em janeiro

Por Marcelo Rochabrun

SÃO PAULO (Reuters) – A EMBRAER vai conceder férias coletivas a todos os seus funcionários no Brasil, cerca de 15 mil trabalhadores, em janeiro, em preparação para a transferência do controle de sua divisão de aviação comercial para a norte-americana BOEING, informou a empresa nesta quinta-feira.

Os salários serão pagos normalmente durante a licença, que vai durar de 6 a 20 de janeiro, disseram a empresa e o sindicato dos metalúrgicos que representa de trabalhadores da EMBRAER.

A BOEING concordou em comprar 80% da divisão de aeronaves comerciais da EMBRAER por 4,75 bilhões de dólares, um acordo aprovado pelos acionistas e pelo governo brasileiro, mas que está passando por intensa investigação regulatória na Europa.

“O objetivo [da licença] é implementar a segregação interna do negócio de aviação comercial”, disse a Embraer em comunicado.

É improvável que o acordo tenha recebido aprovação regulatória até 20 de janeiro, já que as autoridades europeias estabeleceram o prazo para o dia 20 de fevereiro para emitir sua decisão sobre o acordo. A empresa disse que os trabalhadores retornarão às suas funções normais na EMBRAER, sem nenhum envolvimento da Boeing, até que o acordo seja aprovado.

A EMBRAER disse neste mês que espera que o acordo seja fechado no início de 2020, após o escrutínio regulatório adicional. Anteriormente, a EMBRAER havia dito que o acordo seria fechado até o final de 2019

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter