23 de Novembro, 2012 - 19:34 ( Brasília )

Defesa

DEFESA - Primeira Oficial-General do Brasil

É da Marinha a primeir a Oficial-general a Contra-Almirante.Dalva Maria Carvalho Mendes. Na segunda-feira, ela recebe a platina correspondente a seu novo posto no Hospital Marcílio Dias, no Rio

Brasília, 23/11/2012 – Em ato histórico ocorrido hoje à tarde no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff – primeira mulher a ocupar o mais alto posto do país – assinou a promoção da capitão-de-mar-e-guerra Dalva Maria Carvalho Mendes ao posto de contra-almirante. A nova oficial-general receberá a platina correspondente a seu novo posto, na próxima segunda-feira (26), em cerimônia no Rio de Janeiro, quando sairão publicadas no Diário Oficial da União as promoções dos novos oficiais graduados da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Já no próximo mês, a contra-almirante Dalva Mendes e os demais oficiais promovidos serão apresentados à presidenta Dilma em cerimônia no Palácio do Planalto. Na audiência de hoje, o ministro da Defesa, Celso Amorim, esteve acompanhado dos comandantes da Marinha, almirante Julio de Moura Neto; do Exército, general Enzo Martins Peri; e, da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito.

“Essa era uma das nossas orientações. A iniciativa abre caminho para que outras mulheres venham a ser alçadas ao posto de oficial-general. Estamos muito felizes com o ato”, comemorou o ministro Amorim.

Natural do Rio de Janeiro, a contra-almirante exerce atualmente o cargo de diretora da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória, na Tijuca, no Rio. Ela ingressou na Marinha na primeira turma do corpo auxiliar feminino de oficiais, em 1981. Médica anestesiologista, na Força Naval desenvolveu quase toda a carreira no Hospital Marcílio Dias, passando pelas funções técnicas e administrativas até chegar ao cargo de vice-diretora do hospital.