23 de Novembro, 2012 - 11:10 ( Brasília )

Defesa

Reservistas devem se apresentar em dezembro


O Ministério da Defesa informa que todos os reservistas da Marinha, Exército e Força Aérea, que prestaram seviço militar nos últimos cinco anos, deverão apresentar seus dados, para atualização de cadastro, entre os dias  09 e 16 de dezembro.

É  o EXAR - Exercício de Apresentação da Reserva 2012.
 

O Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR) é realizado anualmente, no período de 09 a 16 de dezembro, e tem como principais finalidades:

- praticar o mecanismo de convocação;
- avaliar a eficiência do Sistema de Mobilização;
- atualizar dados;
- cultivar o espírito cívico dos integrantes da Reserva;
- e consolidar os laços de solidariedade e camaradagem entre o pessoal da Ativa e da Reserva.

Constitui prova de estar o reservista em dia com suas obrigações militares o Certificado de Reservista, no qual deverão estar devidamente anotadas as apresentações anuais obrigatórias nos EXAR.

Caso o cidadão não faça a apresentação regular dentro do período do EXAR, a mesma pode ser feita em qualquer época do ano num Quartel das Forças Armadas, bastando estar com o Certificado de Reservista. Nestes casos, de apresentação depois do período normal, será cobrada uma pequena multa federal.

Devem se apresentar os Oficiais e Praças da reserva e Reservistas de 1ª e 2ª Categorias. Se o cidadão estiver em trânsito ou mudou de endereço para outra localidade, deve se apresentar em qualquer Quartel, Junta de Serviço Militar ou, estando no exterior, em Repartição Consular.