Operação conjunta das Forças Armadas mobilizará mais de 10 mil militares

A partir de 19 de novembro, Marinha, Exército e Aeronáutica mobilizarão um efetivo de mais de 10 mil militares das regiões Sul e Sudeste para a Operação Conjunta Atlântico III. Do Comando Militar do Sul, participará o efetivo de mais de cinco mil homens.

A Atlântico III é resultado do planejamento promovido pelo Ministério da Defesa e coordenado pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e visa, fundamentalmente, à preparação para a proteção dos recursos do mar e das estruturas estratégicas do Brasil. Além das atividades essencialmente militares, serão realizadas Ações Cívico-Sociais (ACISO) na área de exercício.

A população local receberá instruções de primeiros socorros e higiene e será beneficiada com atendimentos médicos e odontológicos. A Operação empregará recursos e equipamentos modernos e de alta tecnologia. Serão utilizados dois navios escolta, dois navios de apoio, dois submarinos, três navios-patrulha e seis helicópteros da Marinha do Brasil.

O Exército participará com duas aeronaves HA-1 (Esquilo), uma seção de Artilharia Antiaérea, 96 viaturas leves, 101 viaturas de transporte, nove viaturas blindadas e nove ambulâncias. A Força Aérea Brasileira disponibilizará quatro aeronaves de ataque, cinco aeronaves de patrulha, cinco aeronaves de transporte e um helicóptero. A Operação Atlântico III acontece até o dia 30 de novembro.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter