22 de Abril, 2011 - 10:06 ( Brasília )

Defesa

Brasil e França discutem contratos militares na próxima semana


Brasil e a França abordarão na próxima semana a situação dos contratos militares entre ambos os países. Paris quer garantir a ampliação da alinça na área militar durante uma visita do secretário de Estado francês para Comércio Exterior, Pierre Lellouche, de 25 a 27 de abril

Lellouche se reunirá com o ministro de Defesa, Nelson Jobim, para falar sobre o "avanço dos contratos em curso e promover a oferta francesa em um setor em que a aliança se reforçou amplamente", afirmou um comunicado divulgado nesta quinta-feira pelo Governo francês.

Embora não tenha sido feita nenhuma referência explícita no comunicado do departamento do Comércio Exterior, a França reiterou nos últimos anos seu interesse em vender ao Brasil 36 aviões de combate Rafale, que concorrem com os FA-18 do americano Boeing e com os Gripen do sueco Saab.

Lellouche aproveitará sua visita ao Brasil para promover outros setores franceses, como o agroalimentar e o da indústria náutica, através de um encontro com os expositores franceses no salão Rio Boat Show.

O secretário de Estado inaugurará o pavilhão francês da feira Expovinis de São Paulo, onde 60 expositores estarão presentes. Durante sua estadia no Rio de Janeiro, percorrerá as instalações do teleférico de tecnologia francesa no Complexo do Alemão e exporá aos governadores do Rio, Sérgio Cabral, e de São Paulo, Geraldo Alckmin,"a experiência francesa em matéria de organização e gestão de grandes eventos" para garantir, principalmente, a segurança nas cidades e nos aeroportos.

Lellouche encerrará sua visita ao Brasil com um discurso para investidores com o objetivo de promover o atrativo da França.